Mais

Mundial-2026: 16 anos depois de render Litmanen, Pukki diz adeus à Finlândia

Pukki em ação pela Finlândia em 2024
Pukki em ação pela Finlândia em 2024ČTK / Lehtikuva / Vesa Moilanen

Foi um momento em que a tocha do futebol finlandês foi verdadeiramente passada. Em fevereiro de 2009, num jogo frente ao Japão, Jari Litmanen saiu de campo para dar lugar a um jovem de 18 anos chamado Teemu Pukki.

Mais de 16 anos depois, em novembro de 2025, Pukki irá disputar os seus últimos jogos com a camisola da Finlândia, sendo o único jogador a ultrapassar Litmanen na lista de melhores marcadores de sempre do país, enquanto Litmanen é o único a somar mais internacionalizações do que Pukki.

Este mês, já com 35 anos, terá as últimas oportunidades para aumentar os seus 131 jogos e 42 golos quando a Finlândia encerrar a sua campanha no Grupo G de qualificação para o Mundial 2026, em casa frente a Malta, em Helsínquia, no 14 de novembro, antes de um amigável frente a Andorra em Tampere três dias depois.

Depois de regressar ao seu país e ao antigo clube HJK para a temporada de 2025, já se percebia que Pukki estava na reta final da carreira. Agora, um capítulo importante da vida do natural de Kotka encerra-se com a decisão de se retirar dos Eagle Owls.

"Estou realmente orgulhoso por ter conseguido fazer isto durante tanto tempo. Já passaram muitos anos desde a minha estreia, e desde então foram bastantes jogos e golos", disse Pukki à Federação Finlandesa de Futebol: "Ultimamente tenho sentido que este é o momento certo para sair destes círculos. Não foi uma decisão fácil, mas agora que a tornei pública, sinto que é o correto. Faltam dois jogos finais e quero aproveitar cada momento ao máximo".

Apesar do sucesso no Norwich City e no Brondby, Pukki passou por momentos difíceis na carreira de clubes, como no Sevilha e no Celtic. Durante essas fases complicadas, estar com a seleção foi uma forma de descontrair.

"Quando as coisas corriam mal na equipa de clube, quando era mais novo, a seleção era uma espécie de refúgio." recordou: "O ambiente na equipa era sempre bom e aqui ganhei um entusiasmo pelo futebol que talvez não existisse no clube durante os maus momentos. Sempre foi muito especial vir aqui."

Pukki está com 10 golos de vantagem sobre Litmanen na lista de melhores marcadores da Finlândia, o mesmo número que marcou na qualificação para o Euro-2020, impulsionando a Finlândia para a sua primeira e única grande competição até hoje.

"Durante muito tempo parecia impossível que a Finlândia se qualificasse para competições de prestígio, mas conseguimos. Já está feito, e espero que volte a acontecer em breve."

Mesmo uma vitória expressiva frente a Malta dificilmente será suficiente para garantir uma segunda qualificação à Finlândia, e o principal objetivo de Pukki é fazer aquilo que melhor sabe – marcar mais golos. Mas reconhece que Malta e Andorra não serão adversários fáceis.

"Com certeza haverá momentos emocionantes nos dois jogos. Espero também conseguir marcar os últimos golos pela seleção, afinal, isso é o mais importante para mim como avançado em campo. Gostava de aumentar o meu registo de golos. Pode parecer que vamos defrontar 'apenas' Malta e Andorra, mas hoje em dia não há jogos internacionais fáceis. Temos de jogar bem se queremos resultados."

Convocados da Finlândia para os jogos frente a Malta e Andorra

Guarda-redes: Lukas HradeckyJesse JoronenViljami SinisaloLucas Bergström

DefesasRobert IvanovMiro TenhoVille KoskiNikolai AlhoJussi NiskaAdam StahlJuho Lahteenmaki

MédiosAdam MarkhievNiklas PyyhtiaLeo WaltaAnssi SuhonenKaan KairinenFredrik JensenNaatan Skytta

Avançados: Oliver Antman, Topi Keskinen, Joel Pohjanpalo, Benjamin Kallman, Teemu Pukki, Casper Terho, Robin Lod

Acompanha as qualificações para o Mundial 2026 no Flashscore.