Mais

Mundial-2026: Akturkoglu bisa e Turquia vence a Geórgia (2-3)

Akturkoglu foi herói da Turquia
Akturkoglu foi herói da TurquiaAFP
Antigo extremo do Benfica, agora no Fenerbahçe, marcou dois golos e garantiu uma entrada a vencer da Turquia perante a Geórgia que teve Kochorashvili (Sporting) a titular.

Geórgia 2-3 Turquia

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Com o objetivo de chegar à sua primeira fase final de um Mundial desde a famosa campanha no Extremo Oriente em 2002, a Turquia não demorou muito para marcar. Depois de abrir o marcador no último confronto direto no Euro-2024, Mert Müldür voltou a festejar ao cabecear com precisão um cruzamento de Arda Güler, passando por Giorgi Mamardashvili aos três minutos. E o primeiro golo poderia facilmente ter-se transformado em dois para a Turquia sete minutos depois, se não fosse um desvio defensivo de última hora que impediu Güler de marcar.

O jovem prodígio do Real Madrid voltou a tentar aos 24 minutos, com um remate forte que passou rente à trave. A Geórgia não aprendeu a lição, e a Turquia acabou por duplicar a vantagem quatro minutos antes do intervalo, com Kerem Aktürkoğlu, em grande forma, que marcou cinco golos durante a campanha vitoriosa da Turquia na Liga das Nações 2024/25, a colocar a bola no canto inferior da baliza com um remate certeiro de dentro da área.

Apenas sete minutos após o início do segundo tempo, Aktürkoğlu completou o bis e acabou com qualquer esperança que os anfitriões pudessem ter de uma reviravolta. A Geórgia perdeu inexplicavelmente a posse de bola no seu próprio meio-campo, o que permitiu a Güler e Oğuz Aydın servirem o avançado, que converteu com precisão à queima-roupa. A equipa da casa ainda ganhou algum alento aos 63 minutos, quando Zuriko Davitashvili aproveitou o ressalto  após um remate de Anzor Mekvabishvili ter acertado no poste.

Os ânimos exaltaram-se na Boris Paichadze Dinamo Arena aos 71 minutos, quando a Turquia ficou reduzida a 10 jogadores. O árbitro Davide Massa não só expulsou o suplente Barış Alper Yılmaz por uma entrada violenta no tornozelo de Giorgi Kochorashvili, como também expulsou o treinador da Geórgia, Willy Sangol.

O resto do jogo decorreu de forma mais calma, com exceção de um susto tardio da Geórgia, quando Khvicha Kvaratskhelia marcou nos acréscimos com um remate perfeito no canto da baliza, a partir da entrada da área. A vitória fora de casa na capital georgiana coloca a Turquia em boa posição para o emocionante confronto de domingo contra a atual campeã europeia e favorita do Grupo E, Espanha.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore