Mais

Mundial-2026: Alemanha bate Irlanda do Norte (3-1), Barreiro titular no desaire luxemburguês (0-1)

Gnabry abriu o marcador para a Alemanha
Gnabry abriu o marcador para a AlemanhaINA FASSBENDER / AFP
A Alemanha deu uma resposta à entrada em falso na qualificação para o Mundial-2026 e somou os primeiros pontos, ao derrotar a Irlanda do Norte por 3-1, em solo alemão. À mesma hora, o Luxemburgo, com Leandro Barreiro a titular, perdeu (0-1) com a Eslováquia, que é líder isolada do grupo A.

Alemanha 3-1 Irlanda do Norte

Com a ambição de igualar o Brasil nas cinco conquistas mundiais, a seleção alemã entrou pressionada depois do mau arranque na quinta-feira. Porém, a resposta em casa não demorou.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

Nick Woltemade roubou a bola a Eoin Toal e lançou Serge Gnabry, que finalizou com um toque subtil por cima de Bailey Peacock-Farrell.

A Irlanda do Norte reagiu com personalidade e, apoiada na solidez defensiva de Paddy McNair, conseguiu equilibrar a partida. McNair cabeceou por cima na primeira oportunidade dos visitantes, mas na segunda surgiu o empate: canto batido por Justin Devenny, bola colocada ao segundo poste e Isaac Price a rematar de primeira para o fundo da baliza.

O ritmo elevado manteve-se no início da segunda parte, mas a Alemanha reorganizou-se e começou a criar várias ocasiões até desbloquear o marcador a 20 minutos do fim.

Nadiem Amiri aproveitou uma má leitura de Bailey Peacock-Farrell a um cruzamento de David Raum e empurrou para a baliza deserta, antes de Florian Wirtz selar o 3-1 com um potente livre direto de 25 metros.

Com este triunfo, a Alemanha evitou perder quatro jogos internacionais consecutivos pela primeira vez desde 1913 e procura agora recuperar terreno após o primeiro desaire de sempre em jogos de qualificação fora de casa. Já a equipa de Michael O’Neill perdeu o comando do Grupo A, mas, com o novo formato de 48 seleções previsto para a fase final do próximo ano, mantém vivas as esperanças de regressar a um Mundial pela primeira vez desde 1986.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

Luxemburgo 0-1 Eslováquia

O selecionador Francesco Calzona decidiu colocar em campo os mesmos titulares do duelo com a Alemanha. Logo aos três minutos surgiu uma oportunidade, mas Sauer cometeu uma falta numa tentativa de cabeceamento. No final dos dez minutos iniciais, os luxemburgueses também se lançaram ao ataque, mas a Eslováquia conseguiu afastar o perigo.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

Os eslovacos não dominaram os duelos como no triunfo sobre os alemães e o Luxemburgo esteve perto de marcar, quando Škriniar fez um passe arriscado para Dúbravka. Pouco antes da meia hora de jogo, Jans cometeu falta sobre Sauer e os eslovacos dispuseram de um livre direto à entrada da área, tendo Duda cabeceado para as mãos do guarda-redes luxemburguês.

Dúbravka ainda defendeu um remate de Sinani aos 31 minutos, mas poucos segundos depois um remate do mesmo jogador acabou no poste da baliza eslovaca.

O treinador italiano reagiu fazendo uma dupla substituição ao intervalo, tirando Šatka e Ďuriš de campo e fazendo entrar Obert e Rigo. A sua equipa também teve um mau início de segunda parte, com Sinani a ter novamente uma grande oportunidade e a acertar na trave.

Aos 57 minutos, os homens de Jeff Strasser colocaram a bola na baliza, mas o remate de Tomás Sousa, médio do Benfica B, foi anulado pelo VAR por fora de jogo. Na sequência de um pontapé de canto cobrado por Duda, Strelec cabeceou, mas não acertou na pontaria.

A Eslováquia sentiu muitas dificuldades ao longo da partida, chegando aos 80 minutos sem qualquer remate à baliza do Luxemburgo, mas Rigo surpreendeu a equipa luxemburguesa com um golo aos 90' que deixou os eslovacos isolados na liderança do grupo com seis pontos e os luxemburgueses em último ainda a zeros.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore