Mais

Mundial-2026: Alemanha vence Luxemburgo de Barreiro (0-2), Eslováquia bate Irlanda do Norte (1-0)

Atualizado
Woltemade bisou na partida
Woltemade bisou na partidaJOHN THYS / AFP

A Alemanha está a um passo da qualificação para o Mundial-2026, depois de uma vitória por 0-2 sobre a modesta seleção do Luxemburgo, num jogo em que os alemães passaram por alguns sustos na primeira parte e em que Leandro Barreiro, do Benfica, esteve em evidência. Ainda no Grupo A, a Eslováquia bateu a Irlanda do Norte por 1-0, com um golo aos 90+1 minutos, e vai decidir o apuramento com os germânicos na sexta e última jornada, a ser disputada na segunda-feira.

Luxemburgo 0-2 Alemanha

Apesar de ser um clássico confronto entre David e Golias, as equipas mostraram-se indistinguíveis nos respetivos papéis durante os primeiros 30 minutos. Determinados a evitar o primeiro ciclo de qualificação para o Mundial sem pontos em 20 anos, os Leões Vermelhos responderam a um remate de Florian Wirtz com três oportunidades claras: Daniel Sinani foi o principal jogador em duas, rematando cruzado após um cruzamento de Leandro Barreiro na esquerda e depois a obrigar Oliver Baumann a uma defesa ao primeiro poste.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

Entre essas oportunidades, Aiman ​​​Dardari atirou muito perto do poste. Embora isso não tenham existido muitas outras oportunidades, os luxemburgueses mostraram capacidades defensivas, impedindo os alemães de terem o mesmo espaço que tiveram na goleada de 4-0 em outubro. Chegar ao intervalo com o marcador em 0-0 já era uma vitória moral para Luxemburgo, mas o sonho da primeira vitória no pós-guerra sobre os germânicos foi destruído apenas quatro minutos após o intervalo.

No final, a jogada mais simples e direta inaugurou finalmente o marcador: um lançamento longo na direita de Aleksandar Pavlović foi dominado com mestria por Leroy Sané, que tocou para Nick Woltemade finalizar de primeira dentro da área.

Como seria de esperar, Luxemburgo teve dificuldades em recuperar a energia de antes, mas poderia facilmente ter empatado no final do terceiro quarto. Mais uma vez, Barreiro destacou-se, com um passe preciso para Olivier Thill, que por sua vez o encontrou, antes de Christopher Martins rematar ao lado a poucos metros da baliza.

Os germânicos recuperaram do susto apenas dois minutos depois, fazendo o segundo com uma jogada semelhante à do primeiro: um lançamento longo de linha lateral encontrou Sané à direita da área. Desta vez, tocou para Baku à entrada da área, que passou para Woltemade invadir a área e marcar o seu terceiro golo em dois jogos pela seleção.

Apesar da bravura e da arrogância iniciais do Luxemburgo, os registos mostram que só venceu uma vez contra qualquer adversário desde março de 2024 (3 empates e 12 derrotas). Quanto à Alemanha, pode confirmar a liderança do Grupo A e o apuramento para o Mundial-2026 com uma vitória sobre a Eslováquia na segunda-feira.

Eslováquia 1-0 Irlanda do Norte

 

Os visitantes – cuja última presença no Mundial remonta a 1986 – criaram duas oportunidades no arranque, por Isaac Price e Dan Ballard, com o primeiro a ver o seu remate defendido e o segundo a cabecear por cima, apesar da boa posição. Do outro lado, houve um grande susto quando David Strelec teve a melhor ocasião do encontro até então, ao surgir isolado e rematar com força ao poste mais próximo.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

Pouco depois, Dion Charles esteve perto de acabar com um jejum de golos de um ano pela equipa de Michael O’Neill, ao cabecear à figura de Martin Dúbravka a curta distância. Price e George Saville ainda dispuseram de mais oportunidades antes do intervalo, mas ambos falharam o alvo, enquanto os anfitriões voltaram a estar perto de inaugurar o marcador quando Milan Skriniar disparou um vólei tenso da entrada da área que passou muito perto da barra.

Os Falcões nunca tinham perdido com este adversário em casa e pensaram ter inaugurado o marcador no arranque da segunda parte. Lukas Haraslín cobrou um livre rasteiro e colocado, que passou pelo guarda-redes e foi ao poste mais distante, mas houve fora de jogo de Skriniar, que interferiu na linha de visão do guarda-redes Bailey Peacock-Farrell. Minutos depois, outro golo ser invalidado após intervenção do VAR, após novo livre magistral de Haraslín desviado por Strelec e com bola no braço do avançado antes de entrar.

Nesta fase, a Irlanda do Norte estava encostada às cordas, sem conseguir passar do meio-campo desde o intervalo. Strelec ainda desperdiçou mais uma grande ocasião e quando o Exército Verde e Branco já sonhava com a possibilidade de chegar ao segundo lugarapareceu o recém-entrado Bobcek para finalizar à meia-volta após um canto e uma má saída do guarda-redes, aos 90+1 minutos.

Com este resultado, Eslováquia soma a quarta vitória em cinco jogos e ainda pode terminar no topo do grupo, mas terá de vencer Alemanha no último encontro para o conseguir. Por sua vez, a noite da Irlanda do Norte piorou quando Ballard viu o segundo amarelo já nos descontos, mas os resultados noutros jogos garantem também aos visitantes um lugar no play-off em março.