Mais

Mundial-2026: Argentina vence em Santiago e deixa Chile muito longe da fase final (0-1)

Julián Álvarez anotou o golo da Argentina
Julián Álvarez anotou o golo da ArgentinaCristian Soto/Photosport via AFP
A Argentina, campeã mundial em título, venceu na quinta-feira o Chile por 0-1, em Santiago, na 15.ª jornada da zona sul-americana de apuramento para o Mundial de futebol de 2026, deixando a roja quase fora da fase final.

Recorde as incidências da partida

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

Um golo de Julián Alvarez, com um toque subtil por cima do guarda-redes Brayan Cortés, depois de isolado por Thiago Almada, aos 16 minutos, selou o triunfo do conjunto albi-celeste, que já tinha assegurado o apuramento.

A Argentina ainda poderia ter aumentado a vantagem na primeira parte, nomeadamente por Giuliano Simeone (34 minutos) e Thiago Almada (44).

Depois do intervalo, o Chile melhorou e ameaçou várias vezes o empate, nomeadamente por Lucas Cepeda, aos 60, 64 e 74 minutos, com os argentinos a reagir por Messi, que entrou aos 57 e fez uma passe brilhante a isolar Simeone, para este falhar, aos 83.

Na classificação, e após os primeiros três jogos da 15.ª ronda, lidera a Argentina, agora com 34 pontos, mais 10 do que o Equador (0-0 na receção ao Brasil, que estreou o italiano Carlo Ancelotti como treinador) e o Paraguai (2-0 ao Uruguai).

Matías Galarza, de cabeça, aos 13 minutos, numa jogada iniciada com uma perda de bola do leão Maxi Araújo (jogou todo o jogo), e Julio Enciso, aos 81, de penálti, cometido sobre ele por Ronald Araújo, de forma infantil, selaram o triunfo dos paraguaios.

Lionel Messi entrou no segundo tempo em Santiago
Lionel Messi entrou no segundo tempo em SantiagoJavier Torres/AFP

O Brasil (quarto, com 22 pontos) e o Uruguai (quinto, com 21) seguem nos lugares imediatos, mas podem ser ultrapassados pela Colômbia (sétima, com 20), que recebe o Peru (nono, com 10).

Os colombianos ocupam o último lugar de apuramento direto, enquanto a Venezuela (sétima, com 15 pontos) está em posição de play-off, um ponto à frente da Bolívia (oitava, com 14), antes do confronto direto, em Maturín.

Nos dois últimos lugares, e muito perto de dizer adeus ao Mundial-2026, estão o Peru e o Chile (10.º, com 10 pontos).