Mais

Mundial-2026: As reações dos jogadores de Portugal à vitória com a Irlanda (1-0)

Atualizado
Jogadores de Portugal festejam o golo com Rúben Neves
Jogadores de Portugal festejam o golo com Rúben NevesZed Jameson, PA Images / Alamy / Profimedia

Portugal venceu este sábado, por 1-0, a Irlanda, no Estádio José Alvalade, na 3.ª jornada do Grupo F de qualificação para o Mundial-2026. Cristiano Ronaldo, aos 75 minutos, falhou uma grande penalidade mas aos 90+1 minutos, com a camisola 21, de Diogo Jota, Rúben Neves estreou-se a marcar pela seleção e deu os três pontos à Seleção Nacional.

Recorde as incidências da partida

Rúben Neves (médio de Portugal)

Estava escrito nas estrelas: "O meu primeiro golo pela Seleção, com este número, não podia ser da melhor forma. Herdámos a vontade e paixão do Diogo Jota."

Análise ao jogo: "Hoje foi contra uma equipa de bloco baixo, teve de ser assim. Quando jogamos contra uma equipa que coloca o avançado à entrada da própria área, torna-se muito difícil."

Segunda parte: "Na segunda parte tivemos mais paciência com bola, algo que nos foi pedido ao intervalo. Foi um jogo de sentido único e três pontos importantes."

Contas do apuramento: "Pensamos jogo a jogo. Sabemos que no próximo jogo podemos fechar as contas para o Mundial, com o apoio espetacular dos nossos adeptos, e vamos fazer tudo para o conseguir".

Francisco Trincão (avançado de Portugal)

Análise ao jogo: "Sabíamos que a Irlanda defende muito bem, que eram muito intensos nos duelos, defendiam muito bem dentro da área. Acabou por ser um jogo de paciência. Fomos pacientes até ao fim e com um cruzamento conseguimos fazer golo."

Mensagem de Roberto Martínez antes de entrar: "Disse só para fazer o meu posicionamento de sempre e depois por em prática a minha qualidade, aquilo que eu tenho feito até aqui. E acabou por ser num lance individual, num cruzamento, o Rúben também me tinha dito que ia aparecer ali, portanto… Sabíamos que eles marcavam bem homem-a-homem. e que o homem que aparecesse de trás ia sempre ter vantagem."

Rúben Neves a marcar o golo da vitória: "O Rúben é sempre especial. No minuto 21 eu estava fora e sentir o apoio dos adeptos é sempre muito bonito. Este grupo está mais unido que nunca e agora temos que ganhar o próximo jogo para poder apurar-nos já para o Mundial."

Rúben Dias (defesa de Portugal)

Dificuldades de Portugal: "O mais importante hoje eram os 3 pontos e manter a possibilidade de nos apurarmos no próximo jogo. Não foi fácil, tiveram durante todo o jogo um bloco muito baixo e não foi fácil penetrar. Fomos tentando de várias maneiras, melhor ou pior nalguns momentos, mas até entrar o primeiro ia ser um jogo muito difícil. Felizmente conseguimos fazer o que queríamos."

Estratégia: "Acabámos por levar o jogo para ali, pela nossa capacidade de ter a bola, e temos sempre de ir em busca de sermos mais eficientes e procurar o espaço. Um fator importante é tentar manter a calma o mais possível. Ainda assim, nalguns momentos precipitámo-nos e acabámos por não ter a paciência que nos ia permitir, no momento certo, abrir o espaço para penetrar."

Contas do apuramento: "Faltam três jogos e o próximo que nos pode dar o apuramento, mas pés bem assentes no chão até conseguirmos."

Confiança na conquista do Mundial: "Sou igualmente pragmático, mas não sou cego e não vou dizer que não temos qualidade para isso. Mas depende sempre do momento que chegamos ao Mundial. Podemos ter a melhor construção e preparação até lá, mas será sempre decisiva a maneira como nos conseguirmos unir no momento da verdade. Temos confiança naquilo que temos em casa e na quantidade de boas opções que temos para diferentes posições."

Nélson Semedo (defesa de Portugal)

Entrada aos 61 minutos: "Acho que entrei bem. Independentemente do tempo que jogámos, o importante é fazermos valer o tempo e tentar ajudar a equipa da melhor maneira. Hoje a malta que entrou fez a diferença, mas a que começou o jogo também andou ali a partir pedra. Toda a gente está de parabéns. O Mundial está mais perto, mas o próximo jogo em casa é muito importante e apelamos aos adeptos, que vamos precisar deles."

Cabo Verde e Portugal perto do Mundial: "Oxalá. Seria a cereja no topo do bolo. Também tenho acompanhado o trajeto deles, infelizmente não conseguimos garantir a qualificação no jogo anterior. Mas estou confiante que o podemos fazer. Desta vez temos um fator determinante que é o fator casa, aqui e em Cabo Verde".

Renato Veiga (defesa de Portugal)

Jogo com a Hungria: "Todos os jogos de seleções são difíceis, pois são os melhores jogadores de cada país, e a Hungria não fugirá à regra. Sabemos que será mais um adversário complicado, mas estamos focados em nós e naquilo que temos de fazer."

Sonho de conquistar o Mundial: "Não é uma questão do tema incomodar, mas ainda não garantimos a qualificação, pelo que não vale a pena estar a pensar em algo que ainda não foi garantido. Obviamente que sabemos das nossas qualidades e o quão bons somos, mas com muita humildade e pensando jogo a jogo. Sabemos das qualidades de muitas seleções, mas estamos só focados em nós."

Cristiano pediu desculpa aos adeptos pelo penálti falhado: "Não tem de pedir desculpa por nada, por tudo o que já fez pelo futebol português e pelo que ainda faz hoje em dia".

Leia a crónica do Flashscore