Irvine ficará afastado por pelo menos três meses depois de ser operado a uma lesão no pé sofrida quando jogava pelo St. Pauli, da Bundesliga.
Popovic disse que a ausência de Irvine foi "certamente um golpe" para os Socceroos, já que as suas esperanças de um bilhete automático para o Mundial.2026 estão em risco antes de um jogo de qualificação em casa contra o Japão (5 de junho) e uma viagem para enfrentar a Arábia Saudita (10 de junho).
"Ele jogou muito bem para nós na última janela (internacional) e tem estado muito bem no St. Pauli", disse Popovic à imprensa australiana: "É um golpe, mas temos de encontrar uma solução. Há soluções. Estamos de olho nos jogadores da A-League que estão a jogar, mas temos muitos médios a jogar no estrangeiro neste momento, a ganhar minutos regulares, por isso estamos a monitorizar toda a gente. Há uma oportunidade para alguém entrar."
Popovic disse que os médios Max Balard e Nectarios Triantis podem ser tidos em conta na ausência do veterano Irvine, de 78 anos, que marcou na vitória por 2-0 sobre a China em Hangzhou, em março.
Em segundo lugar no Grupo C da Ásia, com 13 pontos, a Austrália apura-se diretamente se conseguir manter a vaga.
O Japão já está apurado com 20 pontos, enquanto a Arábia Saudita, terceira com três pontos a menos que os australianos, também está na luta pela vaga automática que vem com um dos dois primeiros lugares. No entanto, o terceiro e o quarto terão outras chances de se classificar num play-off.
A Austrália terá um estágio no final de maio em Abu Dhabi, o que permitirá que a equipa avalie todas as opções para as eliminatórias.
Popovic disse que um adjunto também vai observar o jovem defesa italiano Alessandro Circati, que está prestes a voltar à ação pelo Parma, da Série A, após uma lesão no ligamento cruzado anterior.
"Paul Okon vai visitá-lo nos próximos dias para ver de perto em que ponto se encontra em termos de treino e de nível", disse Popovic: "O Circati acha que ele está pronto, mas temos de considerar todos os factores antes de o selecionar."