Mais

Mundial-2026: Bélgica chama Lukebakio (Benfica) e estreia Ngoy e Vermant

Nathan Ngoy em ação pelo Lille
Nathan Ngoy em ação pelo LilleReuters / Gonzalo Fuentes

A Bélgica incluiu pela primeira vez o defesa Nathan Ngoy e o avançado Romeo Vermant, ambos ainda sem internacionalizações, na sua convocatória, que volta a contar com Lukebakio, do Benfica, enquanto procura garantir a qualificação para o Mundial este mês, nos últimos jogos do Grupo J frente ao Cazaquistão e ao Liechtenstein.

Os dois beneficiam de uma série de lesões na equipa orientada por Rudi Garcia, que lidera com um ponto de vantagem sobre a Macedónia do Norte, segunda classificada, e ainda tem um jogo em atraso, podendo garantir a qualificação com uma vitória sobre os cazaques em Astana, no sábado.

O vencedor do grupo garante o apuramento direto para o Mundial do próximo ano, na América do Norte, enquanto o segundo classificado segue para os playoffs.

"Como todos sabem, há bastantes jogadores lesionados na convocatória", afirmou Rudi Garcia em conferência de imprensa esta sexta-feira, ao anunciar os convocados.

"Vermant e Ngoy já demonstraram nos seus clubes que merecem esta oportunidade", acrescentou.

A Bélgica não pode contar com Kevin De Bruyne, Zeno Debast (Sporting), Malick Fofana e o melhor marcador de sempre, Romelu Lukaku.

Vermant, de 21 anos, tem sido titular no Club Brugge tanto nas competições nacionais como na Liga dos Campeões, enquanto Ngoy, de 22 anos, adaptou-se com sucesso à Ligue 1 francesa, ao serviço do Lille, depois de ter jogado no Standard Liège na época passada.

"Romeo traz uma lufada de ar fresco, entusiasmo e espírito de luta. Ngoy, por sua vez, já é presença habitual no Lille há algum tempo. Ambos ainda têm muito para mostrar, mas podem vir a tornar-se opções regulares” acrescentou o treinador.

O capitão Youri Tielemans regressa à convocatória após lesão, tendo voltado a jogar pelo Aston Villa na quinta-feira, como suplente, na Liga Europa.

Foi nomeado capitão da Bélgica em setembro, mas teve de falhar as qualificações decisivas do mês passado frente à Macedónia do Norte e ao País de Gales. O médio Kevin De Bruyne assumiu a braçadeira nessa altura, mas está agora lesionado, após uma cirurgia ao tendão da coxa.

Depois da deslocação de sábado ao Cazaquistão, a Bélgica encerra a sua campanha em casa, frente ao Liechtenstein, em Liège, na terça-feira.

Convocados da Bélgica:

Guarda-redes: Thibaut Courtois (Real Madrid), Senne Lammens (Manchester United), Matz Sels (Nottingham Forest), Maarten Vandevoort (RB Leipzig)

Defesas: Timothy Castagne (Fulham), Maxim De Cuyper (Brighton & Hove Albion), Koni De Winter (AC Milan), Brandon Mechele (Club Brugge), Thomas Meunier (Lille), Diego Moreira (Racing Estrasburgo), Nathan Ngoy (Lille), Joaquin Seys (Club Brugge), Arthur Theate (Eintracht Frankfurt)

Médios: Amadou Onana (Aston Villa), Nicolas Raskin (Rangers), Youri Tielemans (Aston Villa), Hans Vanaken (Club Brugge), Charles Vanhoutte (Nice), Axel Witsel (Girona)

Avançados: Charles De Ketelaere (Atalanta), Jeremy Doku (Manchester City), Dodi Lukebakio (Benfica), Lois Openda (RB Leipzig), Alexis Saelemaekers (AC Milan), Leandro Trossard (Arsenal), Romeo Vermant (Club Brugge)