Mais

Mundial-2026: Brasil de Ancelotti recebe Paraguai com hipóteses de garantir apuramento

Brasil de Ancelotti recebe Paraguai com chances de garantir vaga na Copa de 2026
Brasil de Ancelotti recebe Paraguai com chances de garantir vaga na Copa de 2026Profimedia

No primeiro jogo em casa da era Ancelotti na Seleção, o Brasil recebe o Paraguai esta quarta-feira de madrugada (01:45) com o objetivo de mostrar evolução e garantir uma vaga no Campeonato do Mundo de 2026.

Acompanhe aqui as incidências do encontro

Depois de empatar 0-0 com o Equador na estreia do treinador italiano, na última quinta-feira, em Guayaquil, os brasileiros vão à Neo Química Arena, em São Paulo, para o duelo da 16.ª jornada das Eliminatórias Sul-Americanas.

"O Paraguai está a jogar muito bem, é uma equipa muito sólida. A ideia que temos é de jogar uma partida que os adeptos vão ficar contentes e com gana de apoiar", comentou Ancelotti em conferência de imprensa esta segunda-feira.

Carlo Ancelotti durante entrevista coletiva na Seleção Brasileira
Carlo Ancelotti durante entrevista coletiva na Seleção Brasileira@rafaelribeirorio I CBF

O guarda-redes Alisson sublinhou a "concentração" e o "sistema defensivo sólido" da equipa no jogo contra o Equador.

"Acredito que isso é uma base para todas as boas equipas", comentou o camisola 1 em entrevista no último sábado.

A Seleção tinha concedido quatro jogos anteriores das eliminatórias, o último deles a derrota por 4-1 com a Argentina, que marcou a demissão do técnico Dorival Júnior.

O Brasil é o quarto classificado na competição, com 22 pontos. Equador (2.º) e Paraguai (3.º) estão à frente, com 24 cada um. Os argentinos, já qualificados para o Mundial, lideram com 34 pontos.

Feliz aniversário?

O jogo, marcado para as 01:45 (horário de Lisboa), será no dia do 66.º aniversário de Ancelotti. O melhor presente seria garantir a qualificação para o Mundial. Para isso, é preciso o Brasil vencer e a Venezuela ser derrotada pelo Uruguai em Montevidéu.

Embora se tenha mostrado satisfeito com o desempenho defensivo da Seleção na estreia, o treinador italiano reconheceu que o ataque precisa ser mais eficaz. Uma das alternativas para isso é o regresso de Raphinha, que cumpriu suspensão contra o Equador e vem de grande temporada no Barcelona, na qual marcou 18 golos e fez nove assistências na LaLiga, conquistada pelos catalães.

"Raphinha mostrou na última temporada ser um dos melhores jogadores do momento no futebol. Vai ajudar-nos muito", disse Carletto.

O avançado do Barça deve formar o ataque com Vinícius Júnior e Matheus Cunha, que entraria no lugar de Richarlison como ponta de lança.

"Sabemos que futebol é processo. Não adianta atropelar as coisas e achar que de uma hora para outra se resolverão todos os problemas", apontou Alisson.

"A gente sabe que tem que melhorar. E não adianta eu vir aqui e falar que nós estamos num grande momento, porque nós não estamos. Acho que a atitude da equipa no último jogo já foi muito boa. Mas agora temos que priorizar mais a parte ofensiva", expressou, por sua vez, Casemiro.

"Nada a perder"

O Paraguai, que derrotou o Uruguai por 2-0 na última jornada das Eliminatórias, será um adversário difícil, já que estão invictos há nove jogos com o argentino Gustavo Alfaro como treinador: cinco vitórias e quatro empates. Os paraguaios venceram o Brasil em setembro do ano passado por 1-0, em Assunção, com golo do avançado Diego Gómez, que nesta temporada se transferiu para o Brighton.

"Vim ao Paraguai convencido de que poderíamos chegar ao Mundial. Estamos muito perto de conseguir", disse Alfaro em conferência de imprensa antes da viagem da delegação paraguaia a São Paulo.

Assim como o Brasil, a seleção paraguaia, que terá o desfalque do médio Matías Galarza por suspensão, também pode carimbar o passaporte para o Mundial em caso de vitória.

No entanto, Alfaro encara tudo com calma: "Se perdermos, o que acontece? Nada. Vamos tentar de novo contra o Equador", em setembro, na penúltima jornada das Eliminatórias.

"Esses são os tipos de jogos em que temos tudo a ganhar e nada a perder", concluiu o treinador argentino.

A classificação das Eliminatórias Sul-Americanas
A classificação das Eliminatórias Sul-AmericanasFlashscore