Mais

Mundial-2026: Como funciona o play-off europeu?

Retegui, Politano, Frattesi e Francesco Pio Esposito cantam o Fratelli d'Italia antes do jogo frente à Noruega
Retegui, Politano, Frattesi e Francesco Pio Esposito cantam o Fratelli d'Italia antes do jogo frente à NoruegaALESSIO MORGESE / NURPHOTO / NURPHOTO VIA AFP

Entre segunda e terça-feira ficarão definidas as 12 vagas europeias de acesso direto ao Mundial 2026, após o término da fase de grupos. Por agora, Inglaterra, França, Croácia, Portugal e Noruega já garantiram o seu lugar. Espanha, Suíça e Países Baixos estão praticamente apurados, pois teriam de sofrer derrotas pesadas e altamente improváveis para terminar na segunda posição, e no caso neerlandês, a Polónia teria ainda de vencer o seu jogo.

Desta forma, vamos focar-nos no funcionamento do play-off. Um playoff que será disputado por 16 seleções e que irá decidir as quatro vagas restantes atribuídas pelo Velho Continente.

Entre essas 16  estarão as 12 segundas classificadas de cada grupo e quatro seleções que conquistarão a sua vaga de acordo com os resultados obtidos na última Liga das Nações.

Assim, haverá quatro potes com quatro seleções cada. Nos três primeiros estarão as segundas classificadas de cada grupo, ordenadas pelo ranking de seleções da FIFA em novembro de 2025. No quarto pote, estarão as equipas que garantiram o acesso através da Liga das Nações.

Os potes

Especialmente relevante para definir o sorteio é o grupo J, em que a Bélgica lidera com 15 pontos. A Macedónia do Norte é segunda com 13 (+9 no goal average) e o País de Gales é terceiro com 13 (+4 no goal average). Estas duas seleções defrontam-se na terça-feira em Cardiff, pelo que qualquer resultado pode alterar a configuração dos potes, já que o ranking FIFA pode provocar mudanças.

O que já está certo é que Itália e Ucrânia estarão no pote 1, ao qual se juntarão, salvo grande surpresa, Ucrânia e Polónia. A azzurra tentará garantir presença no Mundial-2026 depois de ter falhado as duas últimas edições no play-off, e Donnarumma, Dimarco, Tonali, Raspadori ou Retegui contarão com o fator casa nas meias-finais. Também têm já assegurada a vaga no pote 4, Roménia, Suécia e Irlanda do Norte.

Assim, neste momento, ainda faltam disputar as jornadas de segunda e terça-feira, pelo que podem ocorrer alterações; eis como estão os potes.

Pote 1: Itália, Turquia, Ucrânia e Polónia

Pote 2: Escócia, Chéquia, Eslováquia e Albânia

Pote 3: Irlanda, Macedónia do Norte, Bósnia-Herzegovina e Kosovo

Pote 4: Roménia, Suécia, País de Gales e Irlanda do Norte

Haverá duas eliminatórias a jogo único, sorteadas na quinta-feira, 20 de novembro, às 13:00. As meias-finais serão disputadas em casa pelas seleções do pote 1 (que enfrentarão as do pote 4) e pelas do pote 2 (que jogarão contra as do pote 3).

O local das quatro finais será decidido por sorteio. Nestas finais, os vencedores dos duelos entre seleções dos potes 1 e 4 enfrentarão os vencedores dos confrontos entre os potes 2 e 3. O play-off será decidido entre 26 e 31 de março de 2026.