Mais

Mundial-2026: Croácia dá a volta ao Montenegro (2-3), República Checa goleia (6-0)

Perisic festeja pela Croácia
Perisic festeja pela CroáciaProfimedia

Com tudo já resolvido, a Croácia (Ivanovic titular) lutou pelo orgulho e conseguiu vencer o Montenegro num dérbi dos Balcãs. A República Checa terminou com uma goleada a Gibraltar e vai disputar o play-off

Montenegro 2-3 Croácia

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Com a vaga no Mundial-2026 garantida, o técnico da Croácia, Zlatko Dalić, fez sete alterações no onze inicial para este último jogo do Grupo L, enquanto Montenegro tinha apenas o orgulho em jogo. Um dos jogadores que entrou em campo pela Croácia foi Igor Matanović, e o avançado perdeu uma oportunidade de ouro ao cabecear por cima da baliza a dois minutos do início. Ele foi punido apenas 40 segundos depois, quando um erro de Duje Ćaleta-Car permitiu que Milutin Osmajić avançasse e finalizasse por baixo de Dominik Livaković

Foi apenas o terceiro golo sofrido pela Croácia nesta campanha de qualificação – e o primeiro fora de casa –, mas em 14 minutos a equipa já perdia por 2-0. Nikola Krstović tinha marcado os seus últimos cinco golos pelo clube ou pela seleção antes do intervalo, e o avançado de Montenegro foi igualmente rápido a marcar aqui, girando a 20 metros da baliza e disparando um remate rasteiro que passou por Livaković. A recuperação começou oito minutos antes do intervalo. A entrada deslizante de Slobodan Rubežić sobre Kristijan Jakić foi considerada demasiado forte pelo VAR, permitindo ao capitão Ivan Perišić marcar o penálti no meio da baliza na sua 150.ª internacionalização.

A Croácia continuou a dominar a posse de bola na segunda parte, mas Montenegro continuou a ser uma ameaça nos contra-ataques, com Krstović a acertar na parte exterior do poste da grande área. No entanto, os visitantes continuaram a pressionar e empataram a 17 minutos do fim, quando o remate do suplente Petar Musa acertou no poste e Jakić estava bem posicionado para aproveitar o ressalto.

Dalić colocou Luka Modrić em campo para a sua 194.ª partida pela seleção, enquanto a Croácia procurava o golo da vitória, que acabou por chegar a três minutos do fim, quando Vlašić renatiy forte de 20 metros para marcar o seu segundo gol em dois jogos. Agora, a Croácia pode se concentrar no torneio do próximo verão, enquanto o técnico de Montenegro, Mirko Vučinić, lamenta a oportunidade perdida de encerrar a campanha em alta.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

República Checa 6-0 Gibraltar

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Chegando à competição em segundo lugar no Grupo L e com uma vaga garantida nos play-offs de março do ano que vem, a República Checa jogava efetivamente pelo orgulho contra Gibraltar, que estava no último lugar. No entanto, após uma vitória pouco convincente por 1-0 sobre San Marino na última partida, os jogadores de Jaroslav Köstl não perderam tempo em pressionar Los Llanis, com David Douděra convertendo um passe de Tomáš Chorý logo nos primeiros cinco minutos.

Os anfitriões duplicaram a vantagem pouco depois, quando Douděra retribuiu o favor a Chorý, fazendo um excelente cruzamento para o avançado do Slavia Praga finalizar com confiança, ultrapassando Jaylan Hankins. Com uma vantagem de dois golos, a equipa de Köstl continuou a dominar o jogo ao longo da primeira parte, com Vladimír Coufal a marcar o terceiro golo da Nároďák com um remate certeiro da entrada da área.

Surpreendentemente, a República Checa marcou mais dois golos antes do intervalo, com a defesa visitante a ceder sob pressão. Primeiro, Adam Karabec rematou para o canto mais distante após passe de Coufal pela pequena área, antes de Tomáš Souček cabecear para o fundo das redes após excelente passe de Chorý, marcando pelo quarto jogo consecutivo pelo clube e pela seleção.

O intervalo pouco fez para conter o ímpeto dos anfitriões e, depois de Patrik Schick desperdiçar uma grande oportunidade à queima-roupa, Robin Hranáč converteu um ressalto de Jaroslav Zelený para marcar o seu primeiro golo internacional. Gibraltar tentou limitar os danos nos últimos 30 minutos e, apesar de uma tentativa de Schick que acertou na trave, a República Checa não conseguiu avançar mais no último terço do campo, chegando ao final do jogo com cinco vitórias num único ciclo de qualificação para o Mundial pela primeira vez desde a qualificação de 2006.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore