Mais

Mundial-2026: Debast titular e De Bruyne bisa na reviravolta da Bélgica no País de Gales (2-4)

De Bruyne bisa e Bélgica vira o resultado frente ao País de Gales
De Bruyne bisa e Bélgica vira o resultado frente ao País de GalesDAN ISTITENE / GETTY IMAGES VIA AFP

Com Debast durante os 90 minutos e Lukebakio sem sair do banco, Kevin De Bruyne marcou dois golos de grande penalidade para estragar a 100.ª internacionalização de Ben Davies no triunfo da Bélgica por 2-4 no Estádio da Cidade de Cardiff. Os diabos vermelhos assumem a liderança do Grupo J na qualificação para o Mundial-2026 e acabou praticamente com as aspirações dos anfitriões de qualificação direta.

Recorde aqui as incidências do encontro

Antes do apito inicial, os galeses sabiam que se vencessem os três jogos restantes asseguravam a presença na segunda fase final consecutiva do Mundial. 

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

Impulsionados por esse objetivo e embalados por uma emocionante interpretação do hino nacional, entraram com grande intensidade e adiantaram-se no marcador graças a Joe Rodon, logo ao oitavo minuto. O defesa do Leeds United escapou à marcação e saltou mais alto para cabecear com êxito após um canto bem batido por Sorba Thomas.

Infelizmente para os anfitriões, o ímpeto criado pelo segundo golo internacional de Rodon foi rapidamente travado por um período desastroso de seis minutos. De Bruyne restabeleceu a igualdade com toda a calma, convertendo um penálti após Ethan Ampadu ter sido penalizado por mão na bola após revisão do lance. Logo depois, Thomas Meunier gelou o estádio ao aproveitar um passe atrasado de Jérémy Doku e rematar com força para o fundo das redes de Karl Darlow, silenciando os adeptos da casa.

Os adeptos galeses ainda tiveram motivos para acreditar quando Jordan James obrigou Thibaut Courtois a uma defesa apertada já perto do intervalo, numa primeira parte intensa na capital galesa. Na segunda parte, a equipa de Craig Bellamy dominou a posse de bola durante largos períodos e mostrou sinais positivos, apesar de Doku ter ameaçado com um remate em arco ao lado do poste mais distante.

No entanto, perante a solidez belga, o selecionador galês lançou Brennan Johnson e depois Nathan Broadhead para o lugar do lesionado Davies, na esperança de que o duo ofensivo pudesse mudar o rumo dos acontecimentos. Contudo, essas esperanças sofreram um duro revés quando uma mão descuidada de James permitiu a De Bruyne bisar da marca dos onze metros.

Broadhead ainda conseguiu deixar a sua marca no encontro, finalizando com precisão ao primeiro poste perante Courtois, mas Leandro Trossard rapidamente repôs a vantagem de dois golos para a Bélgica, com um remate sereno aos 90 minutos.

Esta quarta derrota consecutiva em duelos diretos deixa os dragões a quatro pontos do topo e a um ponto de Macedónia do Norte, que ocupa o segundo lugar.

Outros resultados: 

Macedónia do Norte 1-1 Cazaquistão

Classificações dos jogadores
Classificações dos jogadoresFlashscore