Mateta marcou 17 golos em todas as competições na época passada, ajudando o Crystal Palace a conquistar a Taça de Inglaterra, o primeiro grande troféu dos 164 anos de história do clube.
Anteriormente, representou as seleções jovens de França e participou nos Jogos Olímpicos de Paris no ano passado, onde conquistou a medalha de prata.
A França defronta Azerbaijão e Islândia em dois jogos de qualificação para o Mundial-2026, este mês, em que Mateta espera convencer Deschamps a incluí-lo na convocatória para o Mundial do próximo ano, na América do Norte.
"Ele tem de fazer aquilo que sabe, que é jogar com a maior naturalidade possível," afirmou Deschamps aos jornalistas.
"Tem o bom hábito de marcar golos, seja pelo clube, pelas seleções jovens ou pela equipa olímpica durante os Jogos Olímpicos. Por isso, este é um momento importante para ele. Que venha com o seu entusiasmo e as suas qualidades. Ele conhece a maioria dos jogadores porque já os encontrou nas seleções jovens. Não se trata de me conquistar a mim (pessoalmente). Não é assim que funciona. (Tem de se afirmar) na equipa, nos treinos e durante os jogos", explicou o selecionador francês.
Líder do Grupo D, a França recebe o último classificado, o Azerbaijão, no Parc des Princes, a 10 de outubro, antes de viajar para defrontar a segunda classificada, a Islândia, três dias depois.