Mais

Mundial-2026: Dzeko evita humilhação e dá vitória à Bósnia diante de São Marino (1-0)

Dzeko marcou o golo da vitória da Bósnia
Dzeko marcou o golo da vitória da BósniaBiHxNews
A Bósnia e Herzegovina garantiu o início vitorioso na campanha de qualificação para o Mundial-2026, conquistando a terceira vitória consecutiva com um resultado apertado de 1-0 sobre São Marino, consolidando assim a sua posição no topo do Grupo H.

Bósnia 1-0 São Marino

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

A Bósnia entrou neste jogo com o objetivo de manter a sua busca pela qualificação para o seu primeiro Mundial desde 2014, com os seus próximos dois jogos de qualificação a serem contra a equipa com a classificação mais baixa da FIFA, São Marino. A equipa de Sergej Barbarez começou bem o jogo e controlou completamente os primeiros minutos, chegando perto de marcar duas vezes nos primeiros 20 minutos por Samed Baždar. No entanto, em ambas as ocasiões, o avançado do Real Zaragoza rematou muito perto de Edoardo Colombo, e o guarda-redes conseguiu defender.

A melhor oportunidade da primeira parte também foi para os anfitriões, com Baždar a receber um passe de Dženis Burnić dentro da pequena área, mas o avançado não conseguiu acertar na baliza e rematou muito ao lado do poste direito. No entanto, o domínio da Bósnia nos primeiros 45 minutos fez com que as equipas fossem para o intervalo com o resultado empatado a zero. 

O início da segunda parte seguiu o mesmo padrão da primeira, com a Bósnia a tentar quebrar a defesa resoluta de São Marino, mas os homens de Barbarez estavam a ter dificuldades. O impasse quase foi quebrado pouco mais de 10 minutos após o intervalo, quando Baždar pensou que finalmente tinha conseguido marcar, mas foi impedido por uma defesa fenomenal de Colombo, que desviou o seu remate ao canto inferior direito.

Um grande suspiro de alívio foi dado em todo o estádio aos 66 minutos, quando o maior artilheiro de todos os tempos da Bósnia, Edin Džeko, marcou o seu 68.º golo internacional para finalmente colocar os anfitriões na frente, com um remate certeiro no canto inferior direito.

A partir daí, os Zmajevi conseguiram controlar o jogo com bastante tranquilidade, garantindo a terceira vitória consecutiva nesta campanha de qualificação para o Mundial. Enquanto isso, a La Serenissima parece destinada a mais uma campanha difícil, após sofrer a sua terceira derrota consecutiva.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore