Mais

Mundial-2026: Escócia deixa Dinamarca de fora (4-2) e apura-se após 28 anos de jejum

McTominay festejou um grande golo
McTominay festejou um grande goloANDY BUCHANAN / AFP

Num jogo com grandes golos e drama, a Escócia garantiu o apuramento para o Mundial-2026 ao bater a Dinamarca. Morten Hjulmand (Sporting) e Victor Frohdolt (FC Porto) foram titulares no conjunto nórdico que vai disputar o play-off.

Escócia 4-2 Dinamarca

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

A seleção da Escócia deu um grande suspiro de alívio quando o empate da Dinamarca com a Bielorrússia foi confirmado, garantindo que eles voltassem ao Hampden Park sabendo que uma vitória garantiria a qualificação automática, apesar da derrota na Grécia. Animado por uma emocionante interpretação de “Flower of Scotland”, Scott McTominay produziu um final mágico para enlouquecer Hampden nos primeiros três minutos. De costas para a baliza, o jogador de 28 anos saltou no ar para receber o cruzamento de Ben Gannon-Doak e conjurar um fascinante pontapé de bicicleta para enviar a bola para fora do alcance de Kasper Schmeichel. A assistência acabou por ser a única contribuição significativa de Gannon-Doak para o jogo, com uma lesão a obrigar o atacante do Bournemouth a sair de campo pouco depois dos 20 minutos, deixando a Escócia sem uma importante opção ofensiva.

Os anfitriões passaram o resto da primeira parte concentrados no lado oposto do campo, com a Dinamarca a pressionar para empatar. O companheiro de McTominay no Napoli, Rasmus Højlund, viu um golo ser anulado por empurrão, com os jogadores de Steve Clarke a manterem-se firmes para levar uma vantagem preciosa para o intervalo. Essa vantagem mínima foi anulada aos 15 minutos do segundo tempo, quando Højlund enganou Craig Gordon na marca do penálti, após Andrew Robertson ter sido penalizado por uma falta imprudente sobre Gustav Isaksen na entrada da área.

Depois de serem silenciados, os adeptos do Tartan Army logo recuperaram o otimismo quando Rasmus Kristensen recebeu um cartão amarelo controverso, o segundo por uma falta leve em McGinn. Clarke rapidamente colocou em campo a dupla de atacantes Ché Adams e Lawrence Shankland, com o último causando um grande impacto pouco antes dos 80 minutos. O avançado do Hearts ficou com a tarefa simples de converter o canto marcado por Lewis Ferguson na pequena área, mas viu o seu esforço ser rapidamente anulado por Patrick Dorgu, que marcou ao primeiro poste, deixando a sua seleção à beira da qualificação.

No entanto, quando toda a esperança parecia perdida, Tierney gravou o seu nome na história do futebol escocês, aproveitando um alívio falhado da Dinamarca para rematar com efeito, fora do alcance de Schmeichel, da entrada da área. McLean selou então o resultado, aproveitando-se da saída de Schmeichel para marcar um golo espetacular da linha do meio-campo, provocando cenas emocionantes de loucura em Hampden, garantindo a vaga da Escócia no torneio do próximo ano e condenando a Dinamarca à lotaria dos play-offs. 

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

Outros resultados:

Bielorrússia 0-0 Grécia