Recorde as incidências da partida
Mas não é só isso. Espanha igualou a marca da Itália de Roberto Mancini de 31 jogos oficiais consecutivos sem perder, alcançada entre 2018 e 2021, o que representa um recorde absoluto a nível mundial. Para conseguir este feito, teve de sofrer, já que os turcos passaram para a frente com 1-2 aos nove minutos da segunda parte. No entanto, Oyarzábal restabeleceu a igualdade aos 62 minutos e o resultado não voltou a alterar-se.
Além disso, Espanha soma 64 partidas como anfitriã em fases de qualificação para o Mundial sem conhecer a derrota. Esta marca iguala o registo do Brasil, que foi quebrado em novembro de 2023, quando a Argentina venceu no Maracanã por 0-1 com golo de Otamendi. A canarinha é o único conjunto nacional do mundo que permanece invicto no seu país em jogos de qualificação para o Mundial.
Na verdade, a última derrota numa partida de qualificação para o Mundial aconteceu há nada mais nada menos do que 32 anos. Foi a 31 de março de 1993 em Copenhaga, quando a Dinamarca venceu por 1-0 com golo de Flemming Povlsen.
Dois golos sofridos
O registo que Espanha não conseguiu manter foi o de terminar a fase de qualificação sem sofrer golos. O golo de Deniz Gül perto do intervalo e o tento de Salih Özcan após o recomeço impediram que a equipa espanhola somasse seis jogos consecutivos sem sofrer golos.
Contudo, este é um dado pouco relevante tendo em conta o excelente momento que a seleção atravessa antes da competição norte-americana. Chega como campeã da Europa, vice-campeã da Liga das Nações, com a melhor sequência mundial e a apresentar uma excelente imagem apesar das ausências. Neste último encontro frente à Turquia, faltaram Carvajal, Le Normand, Huijsen, Rodri, Pedri, Isco, Gavi, Lamine Yamal e Nico Williams.
