Mundial-2026: Explicação do formato XL do novo modelo com 48 equipas

O novo formato do Mundial 2026 com 48 equipas proporciona mais jogos, grupos emocionantes e uma fase a eliminar intensa
O novo formato do Mundial 2026 com 48 equipas proporciona mais jogos, grupos emocionantes e uma fase a eliminar intensaEyepix / ddp USA / Profimedia

O Mundial 2026 da FIFA apresenta um formato totalmente novo: com 48 seleções, 12 grupos e uma fase a eliminar com 32 equipas, o Campeonato do Mundo será maior e mais emocionante do que nunca. O Flashscore explica como funciona a fase de grupos, quem se apura e que particularidades os adeptos devem ter em conta.

Estrutura base

O Mundial-2026 será disputado pela primeira vez com 48 equipas – um aumento significativo face às anteriores 32 seleções. Estas 48 equipas serão distribuídas por 12 grupos de 4.

O novo formato permite mais jogos (um total de 104 partidas) e aumenta as hipóteses de surpresas ao longo do torneio.

Fase de grupos

Cada equipa realiza três jogos dentro do seu grupo. Os grupos são sorteados com base em cabeças de série. No primeiro pote estão, por exemplo, as seleções mais bem classificadas no ranking FIFA, assim como os anfitriões.

A fase de grupos está estruturada para que todas as equipas se defrontem entre si. A FIFA definiu horários fixos para os jogos da fase de grupos, permitindo que adeptos de todo o mundo possam acompanhar as partidas.

Veja aqui como estão definidos os potes 

Quem segue em frente?

Após a fase de grupos, 32 equipas qualificam-se para a fase a eliminar: os dois primeiros classificados de cada grupo, bem como os oito melhores terceiros classificados. Esta regra garante que até seleções que terminem em terceiro num grupo forte ainda possam avançar.

Se duas ou mais equipas terminarem a fase de grupos com o mesmo número de pontos, a FIFA aplica os seguintes critérios, por ordem:

Diferença de golos: diferença entre golos marcados e sofridos em todos os jogos do grupo.

Número de golos marcados: quem tiver mais golos marcados fica à frente.

Confronto direto: pontos, diferença de golos e golos marcados nos duelos diretos entre as equipas empatadas em pontos.

Classificação Fair-Play: menos cartões amarelos e vermelhos recebidos no grupo.

Sorteio: como último recurso, decide-se por sorteio.

Fase a eliminar

A partir dos 16 avos de final, o torneio prossegue no tradicional sistema a eliminar: 16 avos, oitavos, quartos, meias-finais e final.

As duas seleções mais bem posicionadas no ranking mundial – Espanha e Argentina – só se poderão encontrar na final, caso vençam os respetivos grupos, já que, à semelhança dos Grand Slams de ténis, são colocadas em lados opostos do quadro. O mesmo se aplica a França e Inglaterra, as terceiras e quartas classificadas do ranking. Portugal, atualmente em sexto lugar, não é diretamente afetada por este critério.

As duas meias-finais serão disputadas a 14 de julho em Arlington (AT&T Stadium) e a 15 de julho em Atlanta (Mercedes-Benz Stadium). Antes da final, marcada para 19 de julho em East Rutherford (MetLife Stadium), os finalistas terão quatro e três dias, respetivamente, para recuperar e preparar-se.

Na fase a eliminar não há segunda oportunidade – em caso de empate, recorre-se a prolongamento e, se necessário, a penáltis. O novo formato com 48 equipas garante que a fase a eliminar conta com 32 seleções.

Onde se pode assistir ao Mundial-2026

Em Portugal, a Sport TV garantiu os direitos de transmissão de todos os jogos da competição, 70 dos quais em exclusivo. 

É expectável que a RTP transmita todos os jogos da seleção portuguesa na prova.