O Congo tinha-se recusado a deslocar-se a Kinshasa, a capital da vizinha República Democrática do Congo, para o jogo em casa, depois de o seu estádio em Brazzaville ter sido considerado como não cumprindo os requisitos da FIFA.
O Níger viajou e venceu o jogo por 3-0, o que o deixa em segundo lugar no Grupo E, com seis pontos, três atrás do líder Marrocos. O Congo está com zero pontos em três jogos.
Só o primeiro classificado de cada um dos nove grupos garante um lugar no Campeonato do Mundo alargado, que se realizará nos Estados Unidos, México e Canadá.
"O Comité Disciplinar da FIFA decidiu declarar o jogo perdido por desistência por 3-0 pela equipa representante do Congo", declarou a FIFA em comunicado.
A FIFA declarou que o Estádio Alphonse Massemba-Debat, em Brazzaville, não poderia ter sido utilizado até que as renovações, incluindo a colocação de um novo relvado, estivessem concluídas.
O ministro congolês dos Desportos, Hughes Nguilondile, declarou que o estádio estava pronto no final de maio, mas foi considerado demasiado tarde para transferir o jogo.
A FIFA ordenou que o jogo se realizasse em Kinshasa, como inicialmente previsto, o que levou o Congo a retirar-se do torneio, em sinal de protesto.