Mais

Mundial-2026: Finlândia perde com Malta e dificulta ainda mais o apuramento (0-1)

Finlândia derrotada em casa
Finlândia derrotada em casaHEIKKI SAUKKOMAA / LEHTIKUVA / AFP

O suplente Jake Grech, lançado ao intervalo, pôs fim às cada vez mais reduzidas esperanças da Finlândia de se qualificar para o Mundial-2026, ao dar a Malta uma impressionante vitória por 0-1 no Estádio Olímpico de Helsínquia.

Finlândia 0-1 Malta

As esperanças finlandesas de alcançar a sua primeira participação numa fase final de um Mundial já eram ténues antes do pontapé de saída, mas a equipa quase entrou da melhor forma quando Benjamin Källman desferiu um remate potente à queima-roupa que Henry Bonello defendeu de forma brilhante.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

A jogar apenas pelo orgulho, depois de não ter conseguido vencer nenhum dos seis jogos de qualificação para 2026, Malta raramente ameaçou na primeira parte, embora Joseph Mbong tenha ficado muito perto do golo. Bonello voltou a ser chamado à ação pouco antes do intervalo, ao travar um remate de Joel Pohjanpalo e, um minuto depois, ao impedir de forma ainda mais espetacular o golo de Oliver Antman.

Sabendo que só a vitória lhes permitiria manter o segundo lugar do Grupo G, caso contrário cediam a posição à Polónia, os finlandeses voltaram ao ataque logo aos oito minutos da segunda parte. No entanto, voltaram a encontrar Bonello no caminho. Primeiro, um remate de Adam Markhiyev de fora da área foi bem defendido e, três minutos depois, Leo Walta experimentou a mesma frustração quando o seu disparo, que parecia destinado ao ângulo superior, foi defendido por Bonello. Antman voltou a ameaçar aos 71 minutos, mas o guarda-redes maltês estava determinado a não ser batido. E, de forma notável, foi Malta quem inaugurou o marcador aos 82 minutos, quando Grech bateu Sinisalo com um remate fulgurante de longa distância, garantindo a primeira vitória da seleção nas qualificações para o Mundial-2026.

Uma noite dececionante em Helsínquia, na qual Bonello foi claramente a figura do jogo, deixa a Finlândia ainda à procura da segunda presença num grande torneio. Por seu lado, Malta concentra-se agora no último jogo da qualificação, frente à Polónia, na segunda-feira, esperando evitar terminar no último lugar do Grupo G, depois de ultrapassar a Lituânia e subir ao quarto posto.

Estatísticas do encontro
Estatísticas do encontroFlashscore