Siga o Países Baixos - Finlândia no Flashscore
A vitória de quinta-feira fora de casa sobre a Lituânia manteve vivas as esperanças da Finlândia e empatou-a na tabela do Grupo F com a segunda classificada, a Polónia, que, no entanto, tem menos um jogo disputado.
A derrota no jogo de hoje e os três pontos esperados para a Polónia no jogo fora contra a já eliminada Lituânia podem comprometer seriamente as hipóteses de os finlandeses passarem ao "play-off".
Apesar do prognóstico desfavorável, o selecionador da Finlândia, Jacob Friis, mantém a fé, mas sabe que a sua equipa tem de conseguir um resultado notável na Arena Johan Cruyff.
"Estamos ansiosos pelo grande desafio que temos pela frente. Sabemos que será necessário algo especial", disse Friis à imprensa antes do jogo.
"Se quisermos marcar aqui, temos de jogar ao mais alto nível. Estamos preparados para isso. Sabemos que vamos enfrentar um jogo difícil. Vamos ter de sofrer e defender, mas também aproveitar as nossas oportunidades para criar situações debaixo da baliza do adversário", acrescentou.
Os Países Baixos, sétimos classificados no ranking mundial, têm três pontos de vantagem, apesar de terem disputado um jogo a menos que os finlandeses, e continuam invictos no grupo.
Os neerlandeses derrotaram facilmente a forasteira Malta na quinta-feira, e os golos de Cody Gakpo, Tijani Reijnders e Memphis Depay são a melhor prova da classe e do poder ofensivo que a Finlândia vai enfrentar hoje.
Os neerlandeses venceram a Finlândia por 2-0 em Helsínquia, em junho, e Friis explica esse resultado pela diferença de qualidade entre as duas equipas, embora sublinhe que desta vez a sua equipa pode "ganhar" um resultado favorável.
"Da última vez, quisemos pressionar a Holanda mais acima no terreno de jogo. Não resultou porque o adversário era muito forte. Podemos ter um plano corajoso e positivo, mas por vezes temos de sofrer durante o jogo. É importante encontrar o equilíbrio e não ser ingénuo", afirmou.
O desafio para os finlandeses é tanto maior quanto não contarão com Adam Markhiev, que marcou o golo da Lituânia, mas que está agora de fora devido a lesão, e com Robert Ivanov, que está em pausa para jogar.
"Vamos lutar por um lugar na próxima ronda durante o máximo de tempo possível. Esperamos chegar ao final das eliminatórias", garantiu Friis.