Mais

Mundial-2026: Gonzalo Plata não participa nos jogos do Equador contra Brasil e Peru

Gonzalo Plata num jogo do Flamengo
Gonzalo Plata num jogo do FlamengoGilvan de Souza/Flamengo
O extremo Gonzalo Plata e o guarda-redes David Cabezas foram excluídos por lesão da seleção do Equador, que tenta qualificar-se para o Mundial-2026, quando defrontar o Brasil, na quinta-feira, e o Peru, na próxima terça-feira, na qualificação sul-americana, informou a Federação Equatoriana de Futebol (FEF).

Plata, ex-jogador do Sporting e atualmente no Flamengo, ainda não recuperou do problema no joelho direito com o qual chegou ao centro de treinos. Já Cabezas, do Nacional de Quito, tem uma "lombalgia aguda" que o deixou "indisponível", informou a FEF no X.

O órgão indicou que havia tomado uma decisão conjunta com o clube de que Plata "permanecerá com a equipa (...) até a partida contra o Brasil" esta quinta-feira em Guayaquil, na 15.ª jornada da qualificação.

Acrescentou ainda que "depois do jogo regressará ao seu clube para completar o seu processo de recuperação".

Comunicado de imprensa do Flamengo.
Comunicado de imprensa do Flamengo.Flamengo

O Fla anunciou em comunicado que Plata regressará ao Rio de Janeiro esta sexta-feira para continuar o tratamento ao joelho, com vista à sua recuperação para disputar o Mundial de Clubes, a partir de 14 de junho, nos Estados Unidos.

Depois de receber a seleção pentacampeã mundial, o Equador visita o Peru na terça-feira, em Lima.

O Tricolor é o segundo classificado com 23 pontos, atrás da Argentina, que lidera e já está apurada (31), seguida por Uruguai, Paraguai e Brasil (dois pontos atrás). Com esta dupla jornada, pode também garantir a qualificação para o Mundial a disputar no próximo ano na América do Norte.