Mais

Mundial-2026: Graham Arnold pede ao Iraque que se concentre na Indonésia

Graham Arnold orienta um treino da seleção nacional do Iraque no Estádio Internacional de Basra
Graham Arnold orienta um treino da seleção nacional do Iraque no Estádio Internacional de BasraSABUR RASHID / MIDDLE EAST IMAGES VIA AFP

O selecionador do Iraque, Graham Arnold, apelou aos jogadores para ignorarem o jogo de terça-feira frente à Arábia Saudita e manterem o foco no encontro de sábado com a Indonésia, numa altura em que a nação do Golfo retoma a sua busca pela primeira presença no Mundial desde 1986.

Siga o Iraque - Indonésia com o Flashscore

Os iraquianos defrontam ambas as seleções num espaço de quatro dias, na quarta fase da qualificação asiática do Mundial em Jeddah, sendo que o vencedor do grupo de três equipas garante automaticamente uma das vagas do continente na fase final do próximo ano.

"Já tenho muita experiência neste tipo de jogos," afirmou Arnold, que conduziu a Austrália a uma série de play-offs para garantir a presença no Mundial-2022.: "O mais importante é dar um passo de cada vez.

Os primeiros dias juntos serviram para garantir que estávamos preparados mentalmente e que não pensávamos no desfecho dos dois jogos, mas sim em cada partida individualmente, estando totalmente concentrados apenas na Indonésia.

"Para já, não existe um segundo jogo, só a Indonésia e alcançar o resultado que conseguirmos."

O Iraque defrontou a Indonésia por três vezes nos últimos dois anos, vencendo em todas as ocasiões, mas a equipa que Arnold irá encontrar sofreu uma grande renovação desde o último confronto, na segunda fase de qualificação, em junho de 2024.

A entrada de um número crescente de jogadores nascidos no estrangeiro, incluindo o capitão Jay Idzes e o defesa Kevin Diks, faz com que a equipa orientada por Patrick Kluivert pouco se assemelhe àquela que foi anteriormente derrotada pelos iraquianos.

A Indonésia chega a este encontro obrigada a vencer para manter vivas as suas esperanças de qualificação, depois de ter perdido 3-2 frente à Arábia Saudita na quarta-feira.

"Os jogos de qualificação para o Mundial são extremamente importantes e parece que já estamos à espera há imenso tempo," disse Arnold, que substituiu Jesus Casas no comando técnico em maio: "Mas agora estamos todos prontos para começar.

Penso que, se tivesse de dar uma nota à equipa de 1 a 10, seríamos um 10. A disciplina dos jogadores nunca foi um problema para mim, têm sido exemplares. 100 por cento.

"O maior aspeto positivo para mim é que todos os jogadores têm jogado bastante pelos seus clubes. Se comparar os níveis físicos deles com os de há quatro meses, quando comecei este trabalho, parecem jogadores completamente diferentes."