Mais

Mundial-2026: Haaland brilha com cinco golos na goleada histórica da Noruega sobre a Moldávia (11-1)

Haaland assistindo Myhre
Haaland assistindo MyhreCornelius Poppe / NTB / AFP

No jogo em casa contra a seleção moldava, os escandinavos protagonizaram um monólogo. Dos 11 golos marcados, metade teve a assinatura indelével do avançado do City, que já soma 48 golos em 45 jogos pela sua seleção.

Recorde as incidências da partida

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

A estrela da partida foi Erling Haaland, que marcou cinco golos e chegou aos 48 tentos em 45 jogos pela seleção, consolidando-se como um dos maiores artilheiros da atualidade.

O início foi fulgurante: logo aos 5 minutos, Myhre abriu o marcador após um passe perfeito de Haaland. Pouco depois, Nusa fez uma grande jogada individual e serviu Odegaard, que por pouco não ampliou. O segundo golo surgiu aos 11 minutos, com Myhre a devolver o favor e Haaland a finalizar com precisão de pé esquerdo.

Aos 37 minutos, em contra-ataque rápido, Odegaard encontrou Haaland com um passe em profundidade e o avançado do Manchester City não perdoou, assinando o 3-0. O quarto golo chegou aos 43 minutos, novamente por Haaland, que recebeu um cruzamento longo de Odegaard e finalizou com classe, de cabeça, evitando a defesa na linha de golo. Antes do intervalo, Odegaard aproveitou um ressalto na área para fazer o 5-0 e sentenciar a primeira parte.

As principais incidências da partida
As principais incidências da partidaFlashscore

Na segunda metade, o domínio norueguês manteve-se. Aos 52 minutos, Haaland fez o 4.º golo pessoal com um cabeceamento após cruzamento de Wolfe. A trave negou-lhe o hat-trick de cabeceamentos à hora de jogo, mas a Noruega continuou imparável. O recém-entrado Asgaard marcou o 7-0 num contra-ataque letal.

A Moldávia ainda beneficiou de um autogolo de Ostigard (7-1), mas a Noruega respondeu de imediato: Haaland viu um cabeceamento defendido por Avram, e no ressalto Asgaard bisou para fazer o 8-1. Pouco depois, o jogador do Rangers, de 23 anos, completou o hat-trick ao converter uma grande penalidade sofrida por Haaland, elevando para 9-1.

O avançado do Manchester City ainda faria o seu 5.º golo da noite, o 48.º pela seleção, após um canto que terminou com um remate certeiro no centro da área. Asgaard fechou a contagem com o 11.º golo norueguês, também ele autor de um póquer.

Com este resultado, a Noruega assume a liderança do grupo, com uma impressionante diferença de golos de +21, bem à frente da Itália, que soma apenas +5. Para os azzurri, o primeiro lugar é, para já, uma autêntica miragem.