Mais

Mundial-2026: Inglaterra vence Andorra com um golo na própria e pouco sumo (2-0)

A Inglaterra comemora após Christian Garcia, de Andorra, marcar um autogolo
A Inglaterra comemora após Christian Garcia, de Andorra, marcar um autogoloBen STANSALL / AFP
A Inglaterra venceu Andorra por 2-0, ampliando a sua liderança no Grupo K da qualificação para o Campeonato do Mundo, o que significa que os Três Leões venceram os oito confrontos diretos contra os tricolores com um resultado agregado de 28-0. Em dois jogos frente ao mesmo adversário, os crónicos autodenominados candidatos ao título não marcaram mais de dois golos.

Recorde aqui as incidências do encontro

Os comandados de Thomas Tuchel tiveram de ser pacientes quando estas equipas se defrontaram em junho, e foi também o caso em Villa Park, com Andorra a utilizar todas as táticas para manter os anfitriões afastados da baliza. Ainda assim, o estreante Elliot Anderson ditou o jogo e Noni Madueke mostrou garra, e a dupla juntou-se para assistir Eberechi Eze, que rematou para defesa do guarda-redes, antes de Madueke ver o seu próprio remate ser travado por Éric Vales.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

Eze viu então a sua tentativa anulada por uma intervenção de última hora de Max Llovera, antes de um cruzamento ameaçador de Reece James escapar a Harry Kane e Madueke. A Inglaterra não teve de esperar muito mais para inaugurar o marcador, já que o cruzamento de Madueke desviou em Christian García que marcou na própria baliza, aos 25 minutos. Apesar de estarem atrás no marcador, os tricolores mantiveram-se compactos até ao descanso.

Madueke criou outra oportunidade cinco minutos após o reatamento, que resultou em Álvarez a defender a tentativa de Eze, antes de Marcus Rashford rematar ao lado. O guarda-redes fez depois uma defesa brilhante para impedir Anderson de se estrear a marcar. Do outro lado, Ian Olivera rematou por cima numa altura em que Andorra demonstrava mais intenção ofensiva sem incomodar Jordan Pickford. No entanto, receberam um golpe no estômago quando o cruzamento preciso de Reece James encontrou Declan Rice completamente sozinho na área, que cabeceou para o golo, aos 67 minutos.

Tuchel fez uma série de substituições para refrescar, mas a Inglaterra pouco mais fez para tentar dilatar a vantagem. Na próxima jornada, os ingleses enfrentam a Sérvia, que é atualmente a concorrente mais próxima dos Três Leões no grupo. Andorra, que está na cauda da tabela, sofreu a 60.ª derrota da sua história nas qualificações para um Mundial.