Mais

Mundial-2026: Irlanda bate Arménia no jogo que podia ter dado o apuramento a Portugal (1-0)

Evan Ferguson fez o golo irlandês
Evan Ferguson fez o golo irlandêsPAUL FAITH / AFP

A Arménia estava proibida de vencer em solo irlandês para que Portugal pudesse, em caso de vitória frente à Hungria, confirmar já o bilhete para a fase final do Mundial-2026 e foi o que aconteceu. A República da Irlanda esteve a jogar contra 10 durante quase toda a segunda parte, e somou o primeiro triunfo na prova, ao ganhar (1-0) em Dublin. No entanto, a equipa portuguesa não aproveitou e, devido ao empate (2-2) com a Hungria, adiou o bilhete para a prova que será disputada nos EUA, México e Canadá.

Recorde as incidências da partida

A República da Irlanda tinha como grande objetivo para esta dupla jornada somar três pontos no grupo de qualificação e, depois de deixar escapar o empate em Portugal nos descontos, estava obrigada a vencer a Arménia para entrar na luta pelo 2.º lugar.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

O conjunto irlandês, que não tinha qualquer triunfo na qualificação e foi derrotado em solo arménio, acabou a primeira parte sem fazer qualquer remate à baliza, mas carregou na segunda parte à procura dos três pontos.

A expulsão de Barseghyan (52') deixou os irlandeses mais à vontade para assumir o risco e a entrada de mais um avançado acabou por ajudar a equipa da casa a soltar-se para chegar ao golo decisivo.

Evan Ferguson (70') respondeu ao cruzamento de Smallbone para a pequena área e, de cabeça, deu o primeiro triunfo à Irlanda, que agora é 3.ª, a um ponto da Hungria.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore