Mais

Mundial-2026: Itália sem surpresas nos convocados para jogos com Moldávia e Noruega

Gennaro Gattuso, selecionador de Itália
Gennaro Gattuso, selecionador de ItáliaSTEFANO RELLANDINI / AFP

O selecionador de Itália, Gennaro Gattuso, apresentou esta sexta-feira uma lista de 27 jogadores, sem surpresas, para os jogos de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026, contra a Moldávia, em Chisinau, a 12 de novembro, e a Noruega, em San Siro, a 16 de novembro.

Gattuso, que está no cargo desde junho, incluiu Nicolo Barella, médio do Inter de Milão que estará suspenso no primeiro jogo contra a Moldávia, por acumulação de amarelos.

O técnico também convocou Gianluca Scamacca e Alessandro Buongiorno, que não são chamados desde o Euro-2024 e março de 2025, respetivamente.

A única pequena surpresa foi a convocação de quatro guarda-redes e, pela primeira vez, de Elia Caprile, do Cagliari, que aproveitou a lesão de Alex Meret (Nápoles).

A Itália, que não participou nas duas últimas fases do Campeonato do Mundo, é atualmente a segunda classificada do Grupo I, uma posição que lhe está garantida, o que significa que pode, pelo menos, qualificar-se para o "play-off".

A seleção italiana pode ainda ficar matematicamente em primeiro lugar, e assim qualificar-se diretamente para o próximo Campeonato do Mundo, se vencer a Moldávia e a Noruega.

No entanto, para vencer a Noruega, que tem uma vantagem de três pontos e uma diferença de golos claramente favorável (+26 contra +10 da Itália), a equipa italiana terá de marcar muitos golos em cada jogo.

Desde que assumiu o lugar de Luciano Spalletti, demitido após a derrota por 3-0 em Oslo, no início de junho, Gattuso revigorou a seleção italiana , que acabou de acumular quatro vitórias consecutivas sob o seu comando, marcando 16 golos no processo.

Lista de convocados de Itália:

Guarda-redes: Elia Caprile (Cagliari), Marco Carnesecchi (Atalanta), Gianluigi Donnarumma (Manchester City), Guglielmo Vicario (Tottenham);

Defesas: Alessandro Bastoni (Inter de Milão), Raoul Bellanova (Atalanta), Alessandro Buongiorno (Napoli), Riccardo Calafiori (Arsenal), Andrea Cambiaso (Juventus), Giovanni Di Lorenzo (Nápoles), Federico Dimarco (Inter de Milão), Matteo Gabbia (AC Milan), Gianluca Mancini (AS Roma);

Médios: Nicolo Barella (Inter de Milão), Bryan Cristante (AS Roma), Davide Frattesi (Inter de Milão), Manuel Locatelli (Juventus), Samuele Ricci (AC Milan), Sandro Tonali (Newcastle);

Avançados : Francesco Pio Esposito (Inter de Milão), Moise Kean (Fiorentina), Riccardo Orsolini (Bolonha), Matteo Politano (Nápoles), Giacomo Raspadori (Atlético de Madrid), Mateo Retegui (Al-Qadsiah), Gianluca Scamacca (Atalanta), Mattia Zaccagni (Lazio).