Mais

Mundial-2026: Jonathan Tah afirma que escolher uma seleção é "uma decisão do coração"

Jonathan Tah, defesa da Alemanha
Jonathan Tah, defesa da AlemanhaDaniele Mascolo/AFP

O defesa central alemão Jonathan Tah declarou que a escolha de um jogador sobre que seleção nacional representar deve ser uma decisão tomada com o coração.

A questão dos jogadores formados na Alemanha que optam por jogar por outros países voltou a estar em destaque, depois de o internacional jovem alemão Ibrahim Maza ter anunciado recentemente a sua decisão de representar a seleção argelina.

O avançado do Bayer Leverkusen, de 19 anos, é o mais recente futebolista a decidir não jogar pela Alemanha, apesar de ter sido formado como jogador jovem e sénior no país, com os dirigentes da federação alemã (DFB) a defenderem repetidamente que deveria haver compensação financeira pela formação destes atletas.

Outros casos recentes incluem Can Uzun, natural da Baviera, que no ano passado escolheu jogar pela seleção principal da Turquia.

Jonathan Tah, que poderia ter representado a Costa do Marfim devido ao seu pai, revelou que decidiu desde cedo manter-se fiel à Alemanha, uma escolha com a qual se sente plenamente confortável.

"Para cada um, é uma decisão pessoal, e todos encaram de forma diferente. Para mim, é uma decisão do coração", afirmou Tah em conferência de imprensa antes dos dois últimos jogos de qualificação para o Mundial-2026.

"Não demorei muito. Tinha 17 anos (quando fui abordado pela Costa do Marfim). Recusei rapidamente. Estava a passar por todas as seleções jovens da Alemanha e queria jogar pela Alemanha. Foi uma decisão individual e vejo-a como uma decisão do coração", explicou Jonathan Tah.

Tah, de 29 anos, que já soma 41 internacionalizações, deverá acrescentar mais duas nos próximos dias, com a Alemanha a deslocar-se ao Luxemburgo na sexta-feira antes de receber a Eslováquia no último qualificação para o Mundial, numa altura em que a equipa está determinada em conquistar duas vitórias consecutivas que garantam a presença no torneio do próximo ano.

A Alemanha lidera o Grupo A, à frente da Eslováquia, que está em 2.º lugar devido à diferença de golos. A Irlanda do Norte ocupa a 3.ª posição, com seis pontos, enquanto o Luxemburgo está no fundo da tabela, sem qualquer ponto. O vencedor do grupo garante automaticamente a qualificação para o Mundial-2026, enquanto o segundo classificado segue para o playoff em março.

Questionado se tinha dúvidas de que a Alemanha terminaria no topo do grupo, Tah respondeu: "Não, essa é a resposta rápida."