Julian Nagelsmann conseguiu garantir algumas semanas de tranquilidade com decisões claras sobre o plantel, a quatro meses do Mundial-2026. Acima de tudo, a questão recorrente da baliza deverá estar resolvida até à próxima convocatória, marcada para 19 de março.
O guarda-redes do Bayern Munique, Manuel Neuer, não vai, de forma definitiva, estar presente na fase final nos Estados Unidos, México e Canadá (de 11 de junho a 19 de julho). Esta certeza ficou clara após o sorteio da Liga das Nações, que ditou como adversários da seleção da Federação Alemã de Futebol (DFB) os Países Baixos, a Sérvia e a Grécia.
Baumann pode contar com tempo de jogo
"Existem três factos no que diz respeito à questão dos guarda-redes", explicou Nagelsmann. O primeiro é a "lesão trágica" de Marc-André ter Stegen, "pela qual lamento imenso".
Por respeito ao sucessor de Neuer, nunca vai fechar totalmente a porta ao guarda-redes.
"Mas tem de fazer sentido para ele e para nós. Neste momento, a situação não é animadora", esclareceu Nagelsmann.
O segundo facto é "que o Manu se retirou e voltou a afirmar que a decisão é definitiva". O terceiro? Que Oliver Baumann "está a realizar uma excelente época e também esteve em grande nível na qualificação para o Mundial – e em março vai voltar a estar em destaque".
Nagelsmann conta com Havertz e Musiala
Tal como na baliza, o seu planeamento para o Mundial está, no geral, "muito avançado", acrescentou Nagelsmann. Isso ficará evidente na convocatória para os jogos de preparação a 27 de março na Suíça e, três dias depois, frente ao Gana. Os casos de ter Stegen ou de Kai Havertz, com quem conta para março, mostram, no entanto, que podem sempre surgir "algumas incertezas".
Tal como acontece com Jamal Musiala, "que está a recuperar a forma", como o selecionador alemão observou com satisfação, tendo apresentado melhorias na Taça frente ao Leipzig em relação às últimas semanas. A estrela do Bayern precisa de tempo, "tem de o conceder a si próprio, e eu dou-lho de qualquer forma".
Füllkrug recebe recado
O mesmo aplica-se a Niclas Füllkrug, que sublinhou de forma enfática as suas ambições para o Mundial após a transferência para o AC Milan.
"É um perfil de jogador que não temos em abundância", afirmou Nagelsmann, referindo-se também ao tipo semelhante de Tim Kleindienst.
"Posso adiantar que vamos levar um jogador forte no jogo aéreo para a frente", acrescentou.
Füllkrug está "convidado a marcar golos" e a "recomendar-se não só nas entrevistas".
