Leroy Sané bisou e Nick Woltemade marcou pelo terceiro jogo consecutivo da Alemanha. Com este triunfo, a Alemanha garantiu o primeiro lugar do Grupo A e a presença no torneio do próximo ano, nos Estados Unidos, Canadá e México. Eslováquia terminou em segundo e vai disputar o play-off.
"Todos queriam enviar uma mensagem hoje. Todos sabiam o que estava em jogo," afirmou Kimmich à ZDF alemã: "Na Alemanha, não estamos habituados a que seja difícil qualificar-nos, por isso estou muito satisfeito com a forma como jogámos."
A Alemanha teve dificuldades frente a adversários teoricamente mais fracos nesta campanha, mas chegou ao intervalo a vencer por 4-0 e dominou em Leipzig. Woltemade manteve o seu bom momento ao inaugurar o marcador aos 18 minutos. Serge Gnabry aumentou a vantagem onze minutos depois.
Sob pressão, o médio do Liverpool, Florian Wirtz, brilhou no final da primeira parte, assistindo Sane para dois golos em apenas cinco minutos. Ridle Baku e o estreante Assan Ouedraogo marcaram na segunda parte.
"Estamos aliviados. É um momento fantástico," disse Woltemade: "Estou a jogar, a marcar golos e espero estar presente no Mundial. Esta noite, mostramos a qualidade que existe nesta equipa. Foi um prazer."
O triunfo alemão garante também um estatuto de cabeça de série, o que deverá evitar um confronto precoce com outras seleções favoritas do torneio.
"Todos os jogadores estiveram bem hoje e trabalharam incansavelmente," afirmou o treinador Julian Nagelsmann: "Demonstrámos um espírito de equipa incrível e demos tudo em campo desde o primeiro minuto."
Quinta vitória consecutiva
A forma como a Alemanha alcançou a quinta vitória seguida dá um brilho especial a uma campanha de qualificação sólida, mas pouco entusiasmante.
A equipa alemã foi eficaz, embora raramente impressionante, e precisava apenas de evitar a derrota esta segunda-feira para garantir o topo do grupo e a qualificação direta. A Eslováquia tinha dominado a Alemanha e vencido por 2-0 no jogo anterior, conseguindo o seu primeiro triunfo oficial frente aos gigantes europeus.
Nagelsmann ficará animado com a exibição sob pressão, enquanto vários titulares lesionados deverão regressar nos próximos meses, incluindo Kai Havertz, Jamal Musiala, Antonio Rudiger e Marc-Andre ter Stegen.
Os alemães ajudaram a acalmar os nervos quando Woltemade marcou de cabeça aos 18 minutos. Este golo significa que o avançado do Newcastle apontou os últimos quatro golos da Alemanha em três jogos.
Depois de Michal Duris, da Eslováquia, obrigar Oliver Baumann, da Alemanha, a uma defesa difícil, Gnabry fez vibrar os adeptos aos 29 minutos, finalizando para o 2-0.
Wirtz encontrou Sane com dois passes precisos, colocando a Alemanha a vencer por 4-0 ao intervalo. Nagelsmann retirou o capitão Joshua Kimmich com a Alemanha a controlar o jogo, e o seu substituto, Baku, teve impacto imediato, rematando para golo após passe de Gnabry, dois minutos depois de entrar.
O treinador alemão lançou o jovem Ouedraogo a 15 minutos do fim, e o médio do RB Leipzig ainda marcou e celebrou perante os seus adeptos.
