Mais

Mundial-2026: Lesionado Ferguson e estreante O'Toole nos convocados da República da Irlanda

O'Toole é a grande novidade da lista
O'Toole é a grande novidade da listaDUSTIN SATLOFF / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

O selecionador da República da Irlanda, o islandês Heimir Hallgrímsson, chamou 25 futebolistas, incluindo o lesionado Evan Ferguson e o estreante Kevin O'Toole, para o duelo com Portugal, que pode confirmar apuramento luso para o Mundial-2026.

Siga as incidências do encontro

De acordo com a informação divulgada esta quinta-feira no sítio oficial da federação irlandesa (FAI) na Internet, o avançado da Roma Evan Ferguson, apesar de estar lesionado, está entre os eleitos, assim como O'Toole, defesa dos New York City e jogador nascido nos Estados Unidos, mas que pode representar a República da Irlanda porque o avô nasceu em Dublin.

Jayson Molumby e Ryan Manning também foram convocados, mas vão ambos falhar o duelo com Portugal devido a castigo.

A República da Irlanda recebe a seleção portuguesa no dia 13 de novembro, em Dublin (19:45), na quinta e penúltima jornada do Grupo F, numa partida que pode assegurar a qualificação lusa para o próximo Campeonato do Mundo.

Por seu lado, os irlandeses, que três dias depois, na última ronda, deslocam-se à Hungria, estão obrigados a vencer para continuar na luta pela qualificação direta ou então pelo play-off.

Portugal lidera o grupo com 10 pontos, mais cinco do que a Hungria, segunda classificada, seguida da República da Irlanda, com quatro, e da Arménia, com três.

Os resultados recentes
Os resultados recentesFlashscore

Um triunfo luso no Aviva Stadium garante logo a presença no Mundial-2026, com o empate também a poder servir desde que a Hungria não vença na Arménia.

Após o encontro com a República da Irlanda, a equipa de Roberto Martinez fecha o Grupo F no dia 16 de novembro, no Estádio do Dragão, no Porto, perante a Arménia.

A seleção arménia, que já está fora da luta pelo apuramento direto, também já divulgou a lista de convocados, com o técnico Yesishe Melikyan a chamar 24 jogadores, grande parte a atuar na próprio campeonato armémio.

O avançado Gran-Leon Ramos, que atua na Alemanha no Borussia Mönchengladbach, é a figura mais sonante da Arménia, país que ainda sonha com a sua primeira presença numa fase final de uma grande competição.

Na sexta-feira, será a vez de o espanhol Roberto Martínez anunciar os convocados de Portugal.

O vencedor do grupo assegura um lugar na fase final do torneio que se vai disputar no próximo ano, nos Estados Unidos, no Canadá e no México, e que pela primeira vez vai ter 48 seleções. Já o segundo colocado terá de disputar os play-offs.

Lista dos 25 convocados da República da Irlanda:

- Guarda-redes: Caoimhin Kelleher (Brentford, Ing), Gavin Bazunu (Southampton, Ing) e Mark Travers (Everton, Ing)

- Defesas: Seamus Coleman (Everton, Ing), Nathan Collins (Brentford, Ing), Dara O'Shea (Ipswich Town, Ing), Jake O'Brien (Everton, Ing), Jimmy Dunne (Queens Park Rangers, Ing), Liam Scales (Celtic, Esc), John Egan (Hull City, Ing), Ryan Manning (Southampton, Ing) e Kevin O'Toole (New York City, EUA)

- Médios: Josh Cullen (Burnley, Ing), Jayson Molumby (West Bromwich Albion, Ing), Finn Azaz (Southampton, Ing), Conor Coventry (Charlton Athletic, Ing), Jack Taylor (Ipswich Town, Ing), Mark Sykes (Bristol City, Ing) e Andrew Moran (LAFC, EUA)

- Avançados: Evan Ferguson (Roma, Ita), Troy Parrott (AZ Alkmaar, Hol), Adam Idah (Swansea City, Ing), Mikey Johnston (West Bromwich Albion, Ing), Chiedozie Ogbene (Sheffield United, Ing) e Festy Ebosele (İstanbul Başakşehir, Tur)