Mais

Mundial-2026: Lewandowski de regresso aos convocados da Polónia, Bednarek (FC Porto) na lista

Lewandowski regressa à seleção polaca com novo selecionador
Lewandowski regressa à seleção polaca com novo selecionadorAnna Klepaczko / Fotopyk / Zuma Press / Profimedia

Foram anunciadas esta sexta-feira as primeiras nomeações de Jan Urban para a seleção nacional polaca. Devido à mudança de selecionador, Robert Lewandowski regressa à seleção, numa lista com estreantes e jogadores que regressam à equipa após uma longa ausência.

Após três jogos de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026, a equipa nacional polaca tem seis pontos na sua conta. Em março, os comandados de Michał Probierz ganharam em casa contra a Lituânia e Malta, e em junho perderam fora contra a Finlândia. Durante o próximo estágio, em setembro, vão defrontar os Países Baixos, fora, e a Finlândia em casa.

Foi após o último estágio que Probierz entrou em conflito com o capitão de longa data da seleção polaca, Robert Lewandowski. O avançado do Barcelona comunicou que não voltaria a jogar na seleção sob o comando de Probierz e, após a derrota contra a Finlândia, o selecionador pôs fim à sua aventura à frente dos vermelhos e brancos. 

Agora, Lewandowski regressa à seleção, que fará a sua estreia sob o comando de Urban nos Países Baixos. O novo selecionador não tem tempo a perder, uma vez que é imediatamente atirado para o fundo do poço - os jogos de setembro são contra os rivais mais fortes do grupo de qualificação, e os polacos precisam de pontos na luta por uma viagem ao Campeonato do Mundo.

A equipa de Urban não tem falta de estreantes e de regressos de alto nível. Entre os convocados está Jan Ziolkowski, que faz a sua primeira convocatória para a seleção polaca. O defesa do Legia está em vias de se transferir para a Roma.

Uma grande surpresa foi a nomeação de Kamil Grosicki, que, afinal, terminou cerimoniosamente a sua carreira com a seleção polaca em junho, despedindo-se dos seus adeptos e companheiros de equipa. Agora, porém, está de volta sob o comando de um novo selecionador. Também de regresso está Kamil Grabara, que não encontrou reconhecimento aos olhos dos antecessores de Urban.

Convocados da Polónia: 

Guarda-redes: Bartłomiej Drągowski (Panathinaikos), Bartosz Mrozek (Lech Poznań), Łukasz Skorupski (Bolonha), Kamil Grabara (Wolfsburgo);

Defesas: Jan Bednarek (FC Porto), Matty Cash (Aston Villa), Tomasz Kędziora (PAOK), Jakub Kiwior (Arsenal), Arkadiusz Pyrka (St. Pauli), Przemysław Wiśniewski (Spezia), Paweł Wszołek (Legia Warszawa), Jan Ziółkowski (Legia Warszawa);

Médios: Przemyslaw Frankowski (Rennes), Kamil Grosicki (Pogoń Szczecin), Bartosz Kapustka (Legia Warszawa), Jakub Kamiński (FC Koeln), Jakub Piotrowski (Udinese), Bartosz Slisz (Atlanta United), Sebastian Szymański (Fenerbahçe), Nicola Zalewski (Atalanta), Piotr Zieliński (Inter);

Avançados: Adam Buksa (Midtjylland), Robert Lewandowski (Barcelona), Karol Świderski (Panathinaikos), Krzysztof Piątek (Al-Duhail).