Terminadas as eliminatórias rumo ao Mundial-2026, a Colômbia respira. Sim, finalmente, a equipa conseguiu o seu bilhete para o Mundial. Conseguiu-o após vencer por 3-0 a Bolívia na penúltima jornada. Depois, venceu a Venezuela com um histórico 3-6, que significou o adeus da Vinotinto às esperanças de chegar à repescagem.
A Colômbia fez um bom encerramento da fase de qualificação. As duas vitórias trazem um bálsamo de tranquilidade. O objetivo era o Mundial... e foi alcançado, com o famoso período de seis partidas sem vencer pelo meio, mas foi alcançado.

Os mais destacados nas estatísticas da seleção colombiana foram Luis Díaz e James Rodríguez. O guajiro marcou sete golos. Fez um bis contra o Brasil na vitória da tricolor sobre a canarinha na primeira jornada das eliminatórias. Marcou um golaço fora de casa contra a Argentina.
Apenas Lionel Messi, com oito golos, supera os sete do cafetero. Miguel Terceros, da Bolívia, também soma os mesmos sete golos que Luis Díaz.
James, líder de assistências
No meio-campo, destacou-se a figura de James Rodríguez. O jogador do León, do México, foi o maior assistente das eliminatórias da CONMEBOL, com sete assistências. O seu desempenho foi notável. Tanto dentro como fora de campo, a sua influência na equipa é enorme.
Maxi Araújo, do Uruguai e do Sporting, é o segundo maior assistente das eliminatórias, com quatro assistências, longe dos números do ex-jogador do Real Madrid.