Do trio de guarda-redes inicialmente nomeado, apenas Matěj Kovář permaneceu no atual plantel.
"É uma complicação, claro, mas temos de lidar com ela. Staňek e Jaroš estão a sofrer de problemas de saúde, por isso chamámos Lukáš Horníček e Martin Jedlička. Eles vão juntar-se à equipa nacional a partir do início da reunião", disse o treinador Hašek ao site da equipa checa.
Stanek regressou à posição de guarda-redes internacional no último reencontro, em setembro, que ocupou pela última vez no Campeonato da Europa do ano passado, onde se lesionou. Devido a problemas de saúde, falhou o dérbi de domingo de Praga, contra o Sparta. Jaros ainda jogou pelo Ajax no jogo de sábado da primeira divisão neerlandesa, mas também ele atormentado por lesões.
O número um para os jogos de outubro será provavelmente Kovar, do PSV Eindhoven, que começou 10 jogos consecutivos pela seleção nacional desde o Euro do ano passado. Jedlička, de Plzeň, foi nomeado para a equipa nacional pela primeira vez há exatamente um ano, mas ainda está à espera da sua estreia como titular.
Horníček, do SC Braga, vai fazer a sua estreia na reunião da equipa nacional. O guarda-redes de 23 anos é há muito o número um da seleção sub-21, com a qual competiu no Campeonato da Europa na Eslováquia este verão. A nível de clubes, é o número um do SC Braga.
Chramosta só jogou pela seleção checa nas seleções jovens e vestiu pela última vez a camisola da seleção em junho de 2012, pelos sub-21. O jogador do Jablonec, membro da Liga Cannoneers Club para os marcadores de 100 ou mais golos nas competições de topo, está a ter um início de época excecionalmente bom e lidera inesperadamente a tabela de goleadores esta época, com sete golos.
Jogo decisivo contra a Croácia
A seleção checa para os jogos de outubro tem 26 nomes, depois de concluídas as nomeações. A equipa checa vai preparar-se em Praga, onde recebe a Croácia, no Estádio Eden, na quinta-feira. Três dias mais tarde, jogará nas Ilhas Faroé. Os comandados de Hašek têm o mesmo número de pontos no grupo de qualificação que a líder Croácia, após cinco em oito jogos, mas os seus adversários disputaram menos um jogo. O jogo de quinta-feira será crucial.
Apenas os vencedores dos grupos de qualificação apuram-se para o Mundial-2026, enquanto os segundos classificados disputam um play-off. Graças ao seu triunfo no Grupo B1 da Liga das Nações do ano passado, a equipa checa tem quase a certeza de participar, pelo menos, na eliminatória.