Mais

Mundial-2026: Madagáscar e Tunísia arrancam com vitórias

Madagáscar venceu a República Centro-Africana por 4-1
Madagáscar venceu a República Centro-Africana por 4-1@CAF_Online
Madagáscar e Tunísia venceram na qualificação para o Campeonato do Mundo na quarta-feira, com o início de duas rondas de jogos da fase de grupos africanos, mas os Camarões foram travados por Eswatini, depois de os problemas de viagem terem feito com que chegassem apenas horas antes do início do jogo.

Os Leões Indomáveis dos Camarões, que já estiveram em mais fases finais do Campeonato do Mundo do que qualquer outro país africano, não conseguiram marcar qualquer golo contra o pequeno reino da África Austral, que conquistou o seu primeiro ponto na campanha.

Foi uma atuação apática da forte equipa camaronesa, que conta com os jogadores da Premier League André Onana e Bryan Mbeumo, mas que não surpreende, uma vez que só tinham chegado ao hotel na cidade sul-africana de Nelspruit cerca de 15 horas antes do pontapé de saída.

Os jogadores tinham planeado voar dos Camarões para Nelspruit, onde Eswatini acolheu o jogo porque os seus próprios estádios foram condenados pela Confederação Africana de Futebol como não estando à altura das normas internacionais. No entanto, como o voo charter partiu tarde, a equipa camaronesa não conseguiu aterrar no aeroporto de Nelspruit, que tinha fechado durante a noite.

Em vez disso, desembarcaram em Joanesburgo e tiveram de esperar três horas antes de fazerem uma viagem de autocarro de cinco horas até Nelspruit.

O empate deixou os Camarões com nove pontos a meio da campanha de qualificação, liderando o Grupo D, mas apenas dois pontos acima da Líbia e das Ilhas de Cabo Verde, que têm jogos em casa contra Angola e Maurícias na quinta-feira.

A Tunísia aumentou a vantagem no Grupo H para cinco pontos com o golo do melhor marcador do campeonato, Hazem Mastouri, aos quatro minutos, que garantiu a vitória por 1-0 fora de casa sobre a Libéria, em Monróvia. Foi um começo vitorioso para o treinador da Tunísia, Sami Trabelsi, que está de volta para a sua segunda temporada no comando da equipa.

O novo técnico de Madagascar, o ex-jogador da seleção francesa Corentin Martins, teve um excelente início de mandato ao vencer por 4-1 a República Centro-Africana, anfitriã da partida em Casablanca.

O defesa da República Centro-Africana, Hugo Gambor, marcou aos nove minutos, mas Madagáscar recuperou e conseguiu uma vitória confortável, com dois golos de Rayan Raveloson Madagáscar lidera o Grupo I com 10 pontos, um à frente das Comores e do Gana. As Comores jogam na quinta-feira contra o Mali e o Gana recebe o Chade na sexta-feira.

Os vencedores de cada um dos nove grupos qualificam-se para o Campeonato do Mundo da América do Norte, no próximo ano, e os quatro melhores segundos classificados de cada grupo disputam um play-off, em busca de um lugar extra.

Siga a qualificação africana para o Mundial-2026 com o Flashscore