Os Leões Indomáveis dos Camarões, que já estiveram em mais fases finais do Campeonato do Mundo do que qualquer outro país africano, não conseguiram marcar qualquer golo contra o pequeno reino da África Austral, que conquistou o seu primeiro ponto na campanha.
Foi uma atuação apática da forte equipa camaronesa, que conta com os jogadores da Premier League André Onana e Bryan Mbeumo, mas que não surpreende, uma vez que só tinham chegado ao hotel na cidade sul-africana de Nelspruit cerca de 15 horas antes do pontapé de saída.
Os jogadores tinham planeado voar dos Camarões para Nelspruit, onde Eswatini acolheu o jogo porque os seus próprios estádios foram condenados pela Confederação Africana de Futebol como não estando à altura das normas internacionais. No entanto, como o voo charter partiu tarde, a equipa camaronesa não conseguiu aterrar no aeroporto de Nelspruit, que tinha fechado durante a noite.
Em vez disso, desembarcaram em Joanesburgo e tiveram de esperar três horas antes de fazerem uma viagem de autocarro de cinco horas até Nelspruit.
O empate deixou os Camarões com nove pontos a meio da campanha de qualificação, liderando o Grupo D, mas apenas dois pontos acima da Líbia e das Ilhas de Cabo Verde, que têm jogos em casa contra Angola e Maurícias na quinta-feira.
A Tunísia aumentou a vantagem no Grupo H para cinco pontos com o golo do melhor marcador do campeonato, Hazem Mastouri, aos quatro minutos, que garantiu a vitória por 1-0 fora de casa sobre a Libéria, em Monróvia. Foi um começo vitorioso para o treinador da Tunísia, Sami Trabelsi, que está de volta para a sua segunda temporada no comando da equipa.
O novo técnico de Madagascar, o ex-jogador da seleção francesa Corentin Martins, teve um excelente início de mandato ao vencer por 4-1 a República Centro-Africana, anfitriã da partida em Casablanca.
O defesa da República Centro-Africana, Hugo Gambor, marcou aos nove minutos, mas Madagáscar recuperou e conseguiu uma vitória confortável, com dois golos de Rayan Raveloson Madagáscar lidera o Grupo I com 10 pontos, um à frente das Comores e do Gana. As Comores jogam na quinta-feira contra o Mali e o Gana recebe o Chade na sexta-feira.
Os vencedores de cada um dos nove grupos qualificam-se para o Campeonato do Mundo da América do Norte, no próximo ano, e os quatro melhores segundos classificados de cada grupo disputam um play-off, em busca de um lugar extra.
Siga a qualificação africana para o Mundial-2026 com o Flashscore