Mais

Mundial-2026: México sonha com Portugal e Cristiano Ronaldo na inauguração do Azteca

Cristiano Ronaldo e Portugal são esperados no México
Cristiano Ronaldo e Portugal são esperados no MéxicoCHRISTIAN CHARISIUS / DPA / dpa Picture-Alliance via AFP
México quer ter Portugal na inauguração do Estádio Azteca, em março de 2026. Contudo, acordo só será negociado se a Seleção Nacional garantir o apuramento direto para o Mundial, caso contrário a equipa das quinas vai ter disputar o play-off durante essa pausa internacional. Até que esteja definido o apuramento, FPF não vai negociar particulares.

A faltar uma semana para a FIFA iniciar a fase inicial de venda de bilhetes gerais para as diferentes fases do Mundial de 2026, o México parece ter despertado da letargia passional com o Récord a dar conta de que a Federação Mexicana de Futebol quer Portugal como o adversário de El Tri para a reinauguração do Estádio Azteca, em março.

Uma notícia que provocou o júbilo generalizado de uma torcida que há meses se pergunta como ficará a remodelação do estádio mais importante do país e um dos mais icónicos do mundo, em que Pelé e Maradona se consagraram em Mundiais.

O adversário do México para reabrir as portas do Estádio Azteca estava a ser cogitado há meses, embora os dirigentes da federação sempre tenham deixado claro que seria um rival de primeiro nível. E se os primeiros rumores falavam de Espanha e Argentina – devido ao facto de as três seleções serem patrocinadas pela Adidas –, parece ser Portugal a equipa preferido, mas ainda não está confirmado ou sequer apalavrado, explicou fonte da Federação Portuguesa de Futebol ao Flashscore.

A ideia da Federação Mexicana de Futebol é que a partida seja no próximo dia 27 de março de 2026, a menos de três meses do início do Mundial, mas tudo depende do desempenho de Portugal na qualficação para o Mundial. Se a Seleção Nacional não se apurar diretamente no Grupo F - que conta com Arménia, Hungria e República da Irlanda -, vai ter de disputar play-off nessa pausa internacional. Até que seja claro o caminho luso rumo até ao Mundial-2026, a FPF não vai negociar eventuais particulares.

Feriado para a inauguração do Mundial

Para somar a esse fervor mundialista nascente, a Chefe de Governo da Cidade do México, Clara Brugada, anunciou nesta quarta-feira que o dia 11 de junho de 2026 será declarado feriado na capital do país por ocasião do pontapé de saída do Mundial-2026. “O dia da inauguração do Mundial de 2026 será declarado feriado. É muito importante e teremos a garantia de que a população terá tempo para aproveitar o Mundial”, afirmou Brugada em entrevista coletiva.

A nove meses, um país apaixonado por futebol, meio abandonado por sua própria Seleção Mexicana e cansado dos resultados medianos em Mundiais, começa a se deixar contagiar pela emoção emergente da maior disputa do futebol no planeta. O orgulho de receber o torneio, pela terceira vez na história, começa a ser sentido e a tomar conta de todos os sentidos.