O selecionador moçambicano de futebol, Chiquinho Conde, anunciou a convocatória de 25 jogadores para as partidas contra Guiné-Conacri e Somália, marcadas para outubro, as derradeiras da fase de qualificação para o Mundial-2026.
O jogo dos mambas contra Guiné-Conacri está agendado para dia 09 de outubro, no Estádio Nacional do Zimpeto, em Maputo, e no dia 14 do mesmo mês a seleção moçambicana vai defrontar a Somália, em terreno neutro, na Argélia, em compromissos decisivos para a campanha no Grupo G de acesso ao próximo Mundial.
Entre os convocados, destaque vai para Geny Catamo, do Sporting, e para vários atletas que evoluem no campeonato português como Kimiss Zavala (Marítimo), Diogo Calila (Santa Clara), Keyns Abdala (Desportivo de Chaves), Pedro Santos (Caldas) e Witi (Nacional).
O capitão da seleção nacional, Dominguez, voltou a ficar de fora da lista, por não ter entregue a documentação a tempo. A sua ausência levanta dúvidas sobre a continuidade na seleção, com Chiquinho Conde a lembrar recentemente que “ninguém está acima da instituição” e que o comportamento do jogador “não contribui para o bem-estar da equipa”.
A duas jornadas do final, Moçambique está na terceira posição, com 15 pontos, em igualdade com Uganda, segundo, enquanto a Argélia lidera, com 19. Guiné soma 11 pontos, seguido de Botsuana, com nove, e em último lugar está a Somália que tem apenas um ponto.
O primeiro classificado de cada um dos nove grupos apura-se diretamente para o Mundial de 2026, nos Estados Unidos, Canadá e México, enquanto os quatro melhores segundos classificados disputarão um play-off.
Lista dos 25 convocados:
- Guarda-redes: Ernan (Associação Black Bulls, Moç), Ivane Urrubal (Ferroviário de Nacala, Moç) e Kimiss Zavala (Marítimo).
- Defesas: Bruno (Pafos FC, Cyp), Reinildo (Sunderland, Ing), Infren (União Desportiva de Songo, Moç), Diogo Calila (Santa Clara), Óscar Cherene (União Desportiva de Songo, Moç), Francisco Muchanga (Costa do Sol, Moç), Edson Mexer (Ankara Keçiorengücü, Tur) e Fernando Chamboco (Associação Black Bulls, Moç).
- Médios: Feliciano Jone (Associação Black Bulls, Moç), João Bonde (Ferroviário da Beira, Moç), Alfons Amade (Dunfermline, Esc), Guimarães (Zira FK, Aze), Manuel Kambala (Polokwane City, Afs), Keyns Abdala (Desportivo de Chaves) e Pedro Santos (Caldas).
- Avançados: Geny Catamo (Sporting), Witi (Nacional), Ratifo (Chemie Leipzig, Ale), Faizal Bengal (AC Mestre, Ita), Ângelo Cantolo (Chingale de Tete, Moç), Melque Alexandre (União Desportiva de Songo, Moç) e Witi (Nacional).