Mais

Mundial-2026: Nagelsmann confiante de que Woltemade pode ser decisivo na Alemanha

Julian Nagelsmann e Nick Woltemade
Julian Nagelsmann e Nick WoltemadeČTK / imago sportfotodienst / BEAUTIFUL SPORTS/Wunderl

O selecionador alemão Julian Nagelsmann manifestou esta quinta-feira total confiança no avançado do Newcastle, Nick Woltemade, para liderar o ataque de uma equipa fustigada por lesões na luta pela qualificação para o Mundial-2026.

A Alemanha defronta Luxemburgo fora esta sexta-feira, antes de regressar a casa para receber a Eslováquia na segunda-feira, sendo que este último encontro deverá decidir quem se apura diretamente para o torneio.

Woltemade, de 23 anos, soma apenas seis internacionalizações pela Alemanha desde a estreia em junho. Marcou o golo decisivo na vitória por 1-0 frente à Irlanda do Norte, em outubro, o seu primeiro golo pela seleção alemã.

"Neste momento ele é super importante porque temos vários jogadores lesionados nessa posição e porque é um jogador de grande qualidade", afirmou Nagelsmann.

"É muito requisitado por nós neste momento porque está em boa forma, é fundamental na pressão, na retenção de bola e na finalização", acrescentou.

Com 1,98 metros de altura, Woltemade teve um início fulgurante em Inglaterra após a transferência para o Newcastle no verão, tendo marcado em quatro dos seus primeiros cinco jogos na Premier League.

"Já marcou várias vezes. É muito acarinhado pelos adeptos. Sente-se bem na cidade", referiu Nagelsmann.

"Neste momento, a situação é positiva para o Nick e também para nós", assumiu o treinador.

O capitão Joshua Kimmich foi esta quinta-feira afastado do jogo com o Luxemburgo, devido a uma lesão no tornozelo, tornando-se o mais recente elemento a juntar-se à longa lista de baixas de Nagelsmann.

O defesa-central do Bayern Munique, Jonathan Tah, será o capitão da Alemanha na ausência de Kimmich.

Kai Havertz, Jamal Musiala, Marc-Andre ter Stegen, Nico Schlotterbeck, Antonio Rudiger, Niclas Fuellkrug e Tim Kleindienst estão todos lesionados, enquanto Karim Adeyemi vai falhar o jogo de sexta-feira devido a suspensão, por acumulação de cartões amarelos.

Depois da surpreendente derrota por 2-0 frente à Eslováquia, em Bratislava, na jornada inaugural em setembro, a Alemanha conseguiu estabilizar, somando três vitórias consecutivas.

A Alemanha partilha a liderança do grupo de qualificação para o Mundial com a Eslováquia, que está na 2.ª posição, mas tem vantagem no registo de golos.

A Eslováquia, que recebe a Irlanda do Norte esta sexta-feira, desloca-se a Leipzig para defrontar a Alemanha na segunda-feira, num jogo que decidirá quem termina no topo da classificação do Grupo A.

Independentemente dos resultados de sexta-feira, tanto a Alemanha como a Eslováquia só podem garantir a qualificação na partida de segunda-feira.

Apenas a equipa que terminar em 1.ª posição tem lugar assegurado na fase final do próximo ano, nos Estados Unidos, Canadá e México.

O Luxemburgo perdeu os quatro jogos disputados na qualificação para o Mundial, incluindo uma derrota por 4-0 frente à Alemanha em outubro.

A Alemanha, vencedora do Mundial por quatro vezes, nunca falhou a qualificação para o torneio na sua história.