Finlândia 0-2 Países Baixos

O selecionador neerlandês Ronald Koeman pôde finalmente colocar em campo o seu "trio de sonho" no meio-campo, com Ryan Gravenberch, Frenkie de Jong e Tijjani Reijnders em condições de jogar.
Nathan Ake, que foi titular pelos Países Baixos pela primeira vez desde setembro de 2024, manteve o defesa do Tottenham, Mickey van de Ven, no banco. Jeremie Frimpong foi o lateral direito titular e completou o trio do Liverpool, ao lado de Cody Gakpo e do capitão Virgil van Dijk.
Mark Flekken substituiu Mark Verbruggen, lesionado, na baliza e teve o seu concorrente direto para o lugar de titular no Bayer Leverkusen, Lukas Hradecky, a jogar à sua frente na baliza finlandesa. Oliver Antman, astro da Eredivisie e do Go Ahead Eagles, foi titular no ataque da seleção da casa, que havia começado a campanha de qualificação em março com uma vitória apertada por 1-0 sobre Malta e um empate 2-2 com a Lituânia.
Não demorou muito para os visitantes abrirem o marcador: Memphis Depay, que tentava tornar-se o maior artilheiro da história da Laranja Mecânica, aproveitou a má defesa da seleção e marcou o seu 48.º golo com a famosa camisola laranja. O avançado corintiano está agora a apenas dois do recorde de Robin van Persie.
A equipa de Koeman dominou a primeira parte e rapidamente marcou o segundo golo, por intermédio de Denzel Dumfries, que aproveitou um cruzamento de Cody Gakpo e rematou enfaticamente para bater Hradecky.
A Finlândia procurou ganhar ritmo no contra-ataque e fez um primeiro remate através de Antman, que contornou Dumfries e disparou contra Flekken, que fez uma defesa fácil. O defesa do Brighton, Jan Paul van Hecke, teve problemas com faltas e recebeu um cartão amarelo no primeiro tempo, depois de tocar o pé de Joel Pohjanpalo numa tentativa de afastar a bola, exemplificando os ligeiros problemas que o jovem teve na sua terceira partida consecutiva pela Laranja Mecânica.
Memphis quase marcou o segundo golo dez minutos depois do intervalo, mas o veterano atacante não conseguiu vencer Hradecky no frente a frente.
As duas equipas entraram mais devagar na segunda parte, com alguns jogadores a terem de lidar com cãibras e lesões após uma longa época. A Finlândia não fez qualquer remate durante os primeiros 40 minutos após o intervalo e só quebrou o impasse quando Antman disparou o seu segundo remate certeiro para Flekken.
Uma combinação rápida entre Wout Weghorst e Frenkie de Jong deu a este último a oportunidade de marcar o seu primeiro golo pelos Países Baixos desde o Campeonato do Mundo de 2022, mas o remate do médio do Barcelona saiu ao lado do poste mais distante de Hradecky.
Os Países Baixos mantiveram a vantagem de dois golos para vencer a Finlândia e abrir de forma impecável a sua campanha de qualificação para o Campeonato do Mundo. A Laranja Mecânica vai continuar a sua caminhada rumo ao Campeonato do Mundo de 2026 com um jogo em casa contra Malta na terça-feira, 10 de junho.
