Mais

Mundial-2026: Passaporte roubado leva Memphis Depay a chegar tarde à concentração dos Países Baixos

Memphis Depay aplaude os adeptos
Memphis Depay aplaude os adeptosKacper Pempel / Reuters

O recordista de golos dos Países Baixos, Memphis Depay, vai chegar atrasado aos jogos de qualificação para o Campeonato do Mundo, esta semana, depois de ter dito que o seu passaporte foi roubado no Brasil, onde joga no Corinthians.

Depay, de 31 anos, quebrou o recorde de Robin van Persie ao marcar dois golos na vitória por 3-2 sobre a Lituânia no último jogo de qualificação do Grupo G dos Países Baixos, chegando aos 52 golos pelo seu país. Mas o avançado poderá falhar o próximo jogo, na quinta-feira, em Malta, onde se espera que os neerlandeses consolidem o primeiro lugar na classificação.

"Memphis Depay vai juntar-se ao estágio da equipa nacional numa data posterior", refere um comunicado da Federação Neerlandesa de Futebol na segunda-feira: "O jogador anunciou que o seu passaporte foi roubado, o que o impediu de apanhar o voo previsto do Brasil no domingo à noite. Está a fazer tudo o que está ao seu alcance para viajar para a Holanda o mais rapidamente possível. Espera-se, portanto, que ele possa se juntar à equipe em breve.

"É uma pena, sobretudo para Memphis, mas também para nós. É natural que queiramos começar a nossa preparação internacional com o plantel completo", afirmou o treinador Ronald Koeman: "Ao mesmo tempo, há circunstâncias que escapam ao nosso controlo. Esperamos que ele possa de facto viajar para se juntar a nós no campo de treino o mais rapidamente possível."

Os Países Baixos também enfrentam a Finlândia em casa no domingo e somam 10 pontos nos quatro primeiros jogos da fase de qualificação, à frente da Polónia pela diferença de golos e com um jogo a menos.

Os vencedores dos grupos se classificam diretamente para o Mundial-2026, na América do Norte, enquanto os segundos colocados vão para os play-offs.