Mais

Mundial-2026: Pentacampeão Brasil na fase final ao vencer Paraguai (1-0)

Vinicius Júnior celebra golo com Matheus Cunha
Vinicius Júnior celebra golo com Matheus Cunha@rafaelribeirorio I CBF

A Seleção Brasileira venceu o Paraguai por 1-0, na Neo Química Arena, em jogo da 16.ª jornada das Eliminatórias Sul-Americanas, garantindo a qualificação antecipada para o Campeonato do Mundo de 2026. O golo do triunfo foi marcado por Vinícius Júnior, após assistência de Matheus Cunha. O novo avançado do Manchester United foi uma das alterações promovidas para o encontro desta noite.

Recorde as incidências da partida

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

Um belo presente para Carlo Ancelotti. No dia do seu 66.º aniversário, o treinador celebrou a primeira vitória ao comando da selecção pentacampeã mundial, precisamente na sua estreia diante do público brasileiro.

O resultado trouxe algum alívio, embora o futebol apresentado ainda não tenha sido especialmente vistoso. Ainda assim, foi possível notar sinais de evolução, sobretudo no que diz respeito ao sistema defensivo. Pelo segundo jogo consecutivo, a equipa não sofreu golos.

O Brasil alcançou os 25 pontos e já não pode ser alcançado pela Venezuela, sétima classificada, com 18, quando faltam apenas duas jornadas para o fim das Eliminatórias. A Vinotinto foi derrotada pelo Uruguai por 2-0 também nesta terça-feira.

A qualificação para o próximo Campeonato do Mundo encerra, pelo menos, um capítulo conturbado na campanha, marcada por altos e baixos e por várias trocas de selecionador desde o final da era Tite.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaFlashscore

A chegada de Ancelotti devolve alguma esperança a um adepto brasileiro desconfiado, mas que acredita que o experiente técnico italiano poderá trazer soluções para os problemas urgentes de um ciclo visivelmente desequilibrado.

Mas o Brasil tem destas histórias. Antes do pentacampeonato em 2002, o cenário era bastante semelhante. A seleção sofreu nas Eliminatórias e passou por diversas mudanças técnicas até à chegada de Felipão. Se o desfecho da atual história seguir o mesmo rumo do que aconteceu há mais de 20 anos, o adepto brasileiro poderá voltar a sorrir.

Apesar da derrota - a primeira após nove jogos de invencibilidade - o Paraguai continua em boa posição para garantir presença no próximo Mundial. A Albirroja ocupa o quinto lugar, com 24 pontos, e está a um empate da qualificação. A equipa comandada pelo técnico argentino Gustavo Alfaro não participa numa fase final desde 2010, quando chegou aos quartos-de-final e foi eliminada pela Espanha, futura campeã da prova.

Pressão desde o apito inicial

Perante mais de 46 mil espectadores, o Brasil pressionou o recuado Paraguai desde o apito inicial, ocupando intensamente o meio-campo defensivo da Albirroja durante os primeiros 45 minutos. A canarinha adoptou uma pressão alta agressiva, dificultando imenso a saída de bola do adversário, que pouco conseguiu construir.

Aos 11 minutos, o Brasil esteve perto de inaugurar o marcador com Vini Jr. Matheus Cunha surgiu pela direita e cruzou rasteiro para o centro da área. O número 10 da Seleção apareceu para finalizar, mas não acertou em cheio na bola, que subiu por cima da baliza defendida pelo antigo guarda-redes do Botafogo, Gatito Fernández.

Já aos 27 minutos, foi Matheus Cunha quem voltou a ameaçar, desta vez de cabeça, após cruzamento de Martinelli. O avançado surgiu solto na área e cabeceou com perigo. O Paraguai conseguiu equilibrar o jogo durante alguns minutos, obrigando Alisson a intervir numa finalização de Cáceres.

No entanto, aos 43', o Brasil voltou a assumir o controlo da partida e chegou ao golo. Após um erro da defesa paraguaia, Matheus Cunha recuperou a posse de bola e cruzou rasteiro para Vini Jr., que desta vez não desperdiçou e finalizou com frieza na cara do guarda-redes.

Vinicius Junior, o 10 da Seleção Brasileira na ausência de Neymar, fez o golo da vitória
Vinicius Junior, o 10 da Seleção Brasileira na ausência de Neymar, fez o golo da vitória@rafaelribeirorio I CBF

Um jogo de controlo

Na segunda parte, o Brasil manteve a superioridade em campo e quase ampliou a vantagem aos 13 minutos, quando Bruno Guimarães tentou um chapéu a Gatito, obrigando o guarda-redes a aplicar-se. O ritmo da partida abrandou, com o Paraguai fiel ao seu estilo defensivo e o Brasil a revelar algumas dificuldades na criação ofensiva.

Houve um momento de ligeira instabilidade por parte da Seleção, mas os paraguaios não demonstraram grande ímpeto ofensivo. Com o jogo sob controlo, o Brasil segurou o resultado e respirou de alívio. A qualificação para o próximo Mundial está garantida. Fica a sensação de dever cumprido.

Seleção Brasileira concluiu objetivo
Seleção Brasileira concluiu objetivo@rafaelribeirorio I CBF