Mais

Mundial-2026: Peru perde Lapadula para jogos contra Colômbia e Equador

Lapadula em partida pela seleção peruana.
Lapadula em partida pela seleção peruana.MARCELO ENDELLI / Getty Images South America / Getty Images via AFP
O avançado Gianluca Lapadula vai falhar os jogos decisivos do Peru na fase de qualificação sul-americana para o Mundial de 2026, frente à Colômbia e ao Equador, devido a lesão, anunciou esta quarta-feira a Federação Peruana de Futebol (FPF).

Acompanhe o Peru no Flashscore

Lapadula, de 35 anos, é uma baixa de peso para a selecção peruana, uma vez que era esperado que fosse titular na equipa orientada pelo argentino Óscar Ibañez, nos jogos frente à Colômbia, em Barranquilla, e contra o Equador, em Lima.

"Foi excluído da lista de convocados. Apresentou-se à equipa com um desconforto no tornozelo esquerdo. Após avaliação efetuada pelo Departamento Médico, concluiu-se que os tempos estimados de recuperação não são compatíveis com o calendário da atual data FIFA", refere um comunicado da FPF.

O avançado Kenji Cabrera também ficou de fora da convocatória devido a lesão.

As ausências no ataque obrigaram Ibañez a chamar Maxloren Castro, de apenas 17 anos, do Sporting Cristal.

Os números de Lapadula
Os números de LapadulaFlashscore

O Peru precisa de vencer os quatro jogos que restam, ou pelo menos somar 10 pontos, para garantir o sétimo lugar na qualificação regional e assegurar um lugar no play-off intercontinental.

Ainda assim, os peruanos, que somam 10 pontos, não dependem apenas de si próprios e terão de esperar pelos resultados da Venezuela (sétima, com 15 pontos), Bolívia (oitava, com 14) e Chile (último, com 10) em cada jornada, para poderem alcançar o apuramento.

A Argentina, liderada por Lionel Messi e já qualificada, comanda a tabela com 31 pontos. A fase de qualificação atribui seis vagas diretas para o Mundial do próximo ano, na América do Norte.

O Equador ocupa o segundo lugar, com 23 pontos, seguido de Uruguai, Paraguai e Brasil, todos com 21. A Colômbia está em sexto, com 20 pontos — todas estas selecções em zona de qualificação direta — enquanto a Venezuela ocupa, para já, a vaga de play-off.