Mais

Mundial-2026: Bednarek e Kiwior totalistas no triunfo da Polónia sobre a Finlândia (3-1)

Lewandowski foi a figura da equipa polaca
Lewandowski foi a figura da equipa polacaWOJTEK RADWANSKI / AFP
A Polónia afirmou a sua autoridade no Grupo G de qualificação para o Mundial com uma vitória por 3-1 sobre a Finlândia, colocando-se três pontos à frente dos finlandeses no terceiro lugar, graças ao seu quarto triunfo consecutivo em casa. Os portistas Jan Bednarek e Jakub Kiwior atuaram os 90 minutos.

Polónia 3-1 Finlândia

Com ambas as equipas empatadas em pontos numa corrida que parece ser pelo segundo lugar atrás dos Países Baixos, este duelo assumia particular importância. O fator casa era o trunfo da Polónia, que quase marcou logo nos primeiros 10 minutos, quando Przemysław Wiśniewski cabeceou em direção ao canto inferior, mas Jesse Joronen defendeu de forma brilhante. O jogo aéreo mostrava-se um recurso eficaz para os polacos, que voltaram a criar perigo a meio da primeira parte: Piotr Zieliński cruzou com precisão para a cabeça de Wiśniewski, que desta vez cabeceou a escassos centímetros do poste.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

O golo inaugural surgiu, no entanto, de um erro defensivo finlandês. Jakub Kamiński pressionou alto e recuperou a bola, servindo Matty Cash, que rematou colocado para assinar o seu segundo golo consecutivo pela seleção. A equipa de Jan Urban dominava e, já perto do intervalo, chegou ao 2-0: passe em profundidade de Zieliński a isolar Robert Lewandowski, que finalizou com frieza perante a saída de Joronen.

Ciente de que um eventual terceiro golo seria decisivo, a Finlândia entrou forte na segunda parte, mas acabou por se expor e oferecer à Polónia a oportunidade de sentenciar o jogo. Num lançamento longo de Nikolai Alho, os finlandeses subiram em bloco, mas deixaram espaços atrás; Lewandowski obrigou Joronen a uma defesa apertada, e Kamiński aproveitou a recarga para o 3-0, coroando um contra-ataque letal. Os visitantes tentaram reagir, mas a falta de qualidade ficou evidente, como se viu quando um livre de Alho, a 25 metros, desviou na barreira e acabou facilmente nas mãos de Łukasz Skorupski.

Já resignadas ao resultado, as duas equipas jogaram de forma mais cautelosa até final, procurando evitar lesões antes do regresso aos clubes. A Finlândia ainda reduziu nos instantes finais, por intermédio de Benjamin Källman, mas a Polónia manteve a vitória que a coloca em posição privilegiada para alcançar o top-2. Os polacos estão agora igualados em pontos com os Países Baixos no topo, embora com um jogo a mais. A Finlândia, por sua vez, vê as suas aspirações de uma primeira presença num Mundial complicarem-se, ficando a três pontos dos dois primeiros classificados.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore