Mais

Mundial-2026: Portugal com apenas um triunfo em Erevan e Ronaldo rei do golos

Ronaldo ao serviço de Portugal diante da Arménia
Ronaldo ao serviço de Portugal diante da ArméniaFPF
Portugal apenas venceu uma vez na três ocasiões que jogou em Erevan frente à Arménia, com Cristiano Ronaldo a ser o dono dos golos da seleção nacional, incluindo um hat-trick que foi determinante no último duelo em 2015.

Na capital arménia, o capitão de seleção marcou todos os quatro golos lusos, salvando a equipa das quinas de uma possível derrota em 2007 (1-1), na qualificação para o Euro-2008, antes dos três tentos no apuramento para o Euro-2016, prova que Portugal acabaria mais tarde por conquistar.

Na curta história, Erevan criou sempre problemas a Portugal, que no sábado inicia a fase de qualificação para o Mundial2026 precisamente em solo arménio.

O primeiro jogo de sempre da seleção portuguesa na Arménia remonta a 1996, na tentativa falhada para estar no Mundial-1998, em França, e acabou num nulo, numa altura em que era comandada por Artur Jorge.

Em Erevan estiveram figuras como Vítor Baia, Fernando Couto, Rui Costa e João Vieira Pinto, mas o jogo não saiu do zero e ajudou Portugal a terminar o Grupo 9 apenas na terceira posição com 19 pontos, atrás da Ucrânia, com 20, e da Alemanha, com 22.

Pouco mais de 10 anos depois, a seleção lusa voltou a Erevan, novamente num apuramento para um Europeu, e novo empate, desta vez com Luís Felipe Scolari ao leme. Arzumanyan levou os arménios à loucura, logo aos 12 minutos, mas Cristiano Ronaldo refez a igualdade aos 37, com o 1-1 a manter-se até final da partida.

Siga o Arménia - Portugal no Flashscore

Ao contrário da última aparição na Arménia, a igualdade acabou por ser suficiente para a formação lusa terminar o Grupo A em segundo lugar, atrás da Polónia, posicionamento que na altura valeu o apuramento direto para o Europeu da Áustria e Suíça.

O único triunfo aconteceu com Fernando Santos, mas foi preciso um hat-trick de Cristiano Ronaldo, um dos 10 que o avançado já assinou com a camisola de Portugal.

Novamente, a equipa da casa chegou à vantagem, pelo brasileiro naturalizado arménio Pizzelli, aos 14 minutos, mas Ronaldo abriu o livro aos 29, de grande penalidade, aos 55 e 58, este último com um pontapé do meio da rua.

Com menos uma unidade, por expulsão do médio Tiago, Portugal sofreu até ao fim, primeiro com Rui Patrício a ficar mal na fotografia no 3-2, marcado por Mkoyan, aos 71 minutos, e depois com a Arménia a sufocar a seleção nacional até ao apito final.

O último onze de Portugal que defrontou a Arménia
O último onze de Portugal que defrontou a ArméniaFlashscore

No Grupo F, Portugal vai arrancar o apuramento com uma dupla jornada fora, primeiro em Erevan, no sábado, frente à Arménia, e em 09 de setembro, em Budapeste, com a Hungria. A Irlanda completa o agrupamento. O vencedor do grupo assegura um lugar no torneio que se vai disputar no próximo ano nos Estados Unidos, no Canadá e no México, e que pela primeira vez vai ter 48 seleções.