Mais

Mundial-2026: Portugal garante nova presença na fase final, a sétima seguida

Portugal derrotou a Arménia e apurou-se para o Mundial
Portugal derrotou a Arménia e apurou-se para o MundialMIGUEL RIOPA / AFP

Portugal garantiu este domingo a nona presença em fases finais de Campeonatos do Mundo de futebol, a sétima consecutiva, e viaja no próximo ano para Estados Unidos, Canadá e México com o objetivo de conquistar o título.

Recorde as incidências da partida

Com o triunfo por 9-1 sobre a Arménia, no Porto, a seleção nacional assegurou o primeiro lugar do Grupo F na sexta e última jornada, na fase de apuramento mais curta do futebol moderno, e passou a ter visto válido para disputar o Mundial-2026.

Apesar de nunca ter vencido um Campeonato do Mundo, e nem sequer ter chegado a uma final, pela primeira vez a equipa das quinas assume claramente a missão de levantar o troféu, algo que já foi publicamente confirmado pelo selecionador Roberto Martínez, pelos jogadores e também pelo presidente da Federação Portuguesa de Futebol, face àquela que é, talvez, a sua melhor geração de sempre.

Para isso acontecer, primeiro Portugal tem que fazer melhor do que em 1966, na prova que decorreu em Inglaterra, em que terminou no terceiro lugar, naquela que é até hoje a melhor campanha lusa, então sob o comando de Otto Glória.

Eusébio foi o melhor marcador dessa edição, com nove golos, e a seleção nacional só foi parada nas meias-finais pela anfitriã Inglaterra (2-1) - que viria a conquistar o título -, batendo depois a União Soviética (2-1) para assegurar o último lugar do pódio.

Quarenta anos depois, na Alemanha, Portugal voltou a sonhar com o título, novamente com um treinador brasileiro ao ‘leme’, neste caso Luiz Felipe Scolari, mas acabou outra vez por ficar pelas meias em 2006.

Uma derrota por 1-0 em Munique frente a França desfez o sonho, acabando a seleção lusa por ficar pelo quarto posto, após perder por 3-1 com a própria Alemanha no duelo pelo último lugar do pódio.

A equipa das quinas vem da sua terceira melhor participação de sempre, depois de alcançar os quartos de final do Mundial2022, que aconteceu no Qatar, mas, curiosamente, a derrota com a surpreendente seleção de Marrocos (1-0) pôs fim à era Fernando Santos.

Antes, em 2018, na Rússia, Santos tinha levado Portugal aos oitavos de final, imitando o feito de 2010 com Carlos Queiroz, na África do Sul.

Para não repetir são as campanhas dos Mundiais de 1986, 2002 e 2014, em que a seleção nacional não passou da fase de grupos.

O Mundial-2026 é o primeiro a ser disputado pela primeira vez por 48 seleções.

Leia a crónica do Flashscore