Mais

Mundial-2026: Presidente da FIFA destaca "momento histórico" para Cabo Verde

Imagem do apuramento histórico
Imagem do apuramento históricoELTON MONTEIRO/LUSA

O líder da FIFA, Gianni Infantino, realçou o apuramento inédito da seleção de futebol de Cabo Verde para o Mundial-2026, que vai decorrer no Canadá, Estados Unidos e México, selado na segunda-feira com a vitória sobre o Essuatíni (3-0).

"Um momento histórico para Cabo Verde com a primeira qualificação de sempre. No ano que vem, a vossa bandeira será içada e o vosso hino será ouvido no melhor Campeonato do Mundo de sempre. Aproveitem este momento", lançou através das redes sociais o presidente da entidade.

Cabo Verde apurou-se pela primeira vez para a fase final de um Mundial de futebol, ao impor-se na receção ao Essuatíni (3-0), na última jornada da qualificação africana.

No Estádio Nacional, na Praia, Dailon Livramento, aos 48 minutos, Willy Semedo, aos 54, e Stopira, aos 90+1, fabricaram o resultado para a equipa de Bubista, assegurando o primeiro lugar do grupo D, com 23 pontos, mais quatro do que Camarões, segundos posicionados, que hoje empataram 0-0 na receção a Angola.

Desta forma, Cabo Verde é o terceiro estreante a assegurar uma vaga entre as 48 seleções presentes no Mundial-2026, juntamente com Jordânia e Uzbequistão, tornando-se na sexta nação africana apurada, depois de Marrocos, Tunísia, Egito, Argélia e Gana.