Mundial-2026: Pubs vão poder ficar abertos até mais tarde se as seleções britânicas chegarem às fases finais

Um adepto da Inglaterra ergue uma bandeira de São Jorge
Um adepto da Inglaterra ergue uma bandeira de São JorgeDaniel LEAL / AFP

Os pubs no Reino Unido vão poder manter-se abertos até às 2:00 da manhã caso as equipas das nações britânicas alcancem as fases a eliminar do Mundial-2026, anunciou o governo esta quinta-feira.

A hora de fecho da maioria dos pubs britânicos é às 23:00.

No entanto, a ministra do Interior, Shabana Mahmood, concordou em prolongar o horário de funcionamento durante as rondas a eliminar do principal evento de futebol, que será organizado em conjunto pelos Estados Unidos, Canadá e México.

Os pubs poderão ainda requerer uma licença temporária para jogos com início muito tardio que possam terminar depois das 2:00 locais, devido à diferença horária com as Américas.

"Com jogos a começar mais tarde neste Mundial, não queremos que os pubs apitem para o fim antes do golo da vitória", afirmou Mahmood.

A ministra das Finanças, Rachel Reeves, acrescentou: "Quando as nossas seleções têm sucesso no Mundial, não é só positivo para os adeptos – é também bom para a economia. Apoiar a abertura prolongada dos pubs significa mais negócio para o comércio local, mais empregos garantidos nas nossas ruas e menos burocracia para os proprietários, permitindo que os grandes jogos impulsionem verdadeiramente o crescimento."

Inglaterra e Escócia já garantiram a qualificação para o Mundial-2026, que arranca a 11 de junho, enquanto o País de Gales ou a Irlanda do Norte ainda podem juntar-se-lhes através do play-off.

Se a Inglaterra passar a fase de grupos, o seu primeiro jogo a eliminar será a 1 ou 2 de julho.

O primeiro jogo a eliminar da Escócia será a 29 de junho, caso chegue às 32 melhores equipas.

O anúncio desta quinta-feira segue decisões semelhantes tomadas para o prolongamento de horários durante o Europeu feminino 2025 e a final do Europeu masculino 2024.

A final do Mundial-2026 será disputada a 19 de julho, em Nova Iorque.

A última – e única – vez que uma equipa britânica chegou à final foi quando a Inglaterra venceu a competição, em 1966.