Mais

Mundial-2026: Ríos assiste, Suárez marca quatro golos e Colômbia vence na Venezuela (3-6)

Luis Suárez fez quatro golos na Venezuela
Luis Suárez fez quatro golos na VenezuelaFoto: JUAN BARRETO / AFP
A Venezuela dependia apenas do seu próprio resultado frente a uma Colômbia já apurada para manter viva a esperança de se qualificar para o Mundial pela primeira vez. No entanto, com quatro golos do avançado colombiano Luis Suárez, foi derrotada em Maturín por 6-3 e, com a vitória da Bolívia sobre o Brasil, terá agora de esperar mais quatro anos.

Recorde as incidências da partida

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

A seleção venezuelana chegou a estar duas vezes em vantagem antes do primeiro golo de Suárez, ainda no final da primeira parte, mas desorganizou-se por completo após o intervalo e acabou castigada por vários contra-ataques da Colômbia. Mostrou pouca capacidade de reação, apesar de ainda ter reduzido o marcador antes de sofrer o sexto golo.

Já apurada para o Mundial, a Colômbia encerrou a sua participação nas Eliminatórias com 28 pontos, garantindo o terceiro lugar pelo saldo de golos. A Venezuela, com 18 pontos, terminou apenas na oitava posição, a dois da Bolívia, que disputará a repescagem intercontinental por um lugar na fase final.

Primeiro tempo alucinante

Mais interessada no resultado, a Venezuela entrou a todo o gás. Logo aos dois minutos, Salomón Rondón, especialista neste tipo de jogada, fez a parede para Telasco Segovia abrir o marcador. No entanto, após um canto cobrado por James Rodríguez, Yerry Mina, também exímio no jogo aéreo, empatou de cabeça.

Apenas um minuto depois, Kevin Mier deixou escapar um remate de Segovia, e Josef Martínez surgiu de forma fulgurante para fazer o 2-1. O primeiro tempo alternou entre momentos de maior calma e lances de perigo, como um potente remate de James Rodríguez de fora da área e uma bicicleta de Martínez que acertou no travessão.

Aos 41 minutos, Richard Ríos cruzou da ponta da grande área, Luis Díaz disputou no ar com dois defesas venezuelanos, e Luis Suárez aproveitou a sobra para empatar. Foi o seu primeiro golo pela Colômbia. Não seria o último.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaFlashscore

O outro Luis Suárez

Homónimo do célebre avançado uruguaio, Luis Suárez é uma das mais recentes adições à seleção colombiana. Estreou-se em 2020, teve algumas oportunidades dois anos depois, mas só voltou a ser convocado no passado mês de junho.

O avançado marcou 27 golos em 41 jornadas da segunda divisão espanhola pelo Almería, o que lhe valeu a transferência para o Sporting, onde chegou para substituir Viktor Gyökeres, vendido ao Arsenal. O duelo contra a Venezuela foi apenas o seu sexto jogo pela seleção colombiana.

E dificilmente o esquecerá. Aos cinco minutos da segunda parte, Suárez recebeu um passe de James pela esquerda da área, pedalou para dentro e virou o resultado. Pouco depois, em novo contra-ataque, foi servido por Luis Díaz e bisou com um remate de pé esquerdo.

Ainda houve tempo para o hat-trick transformar-se em poker: Suárez assinou o quarto golo da noite ao desviar, na pequena área, um cruzamento rasteiro de Richard Ríos.

A Venezuela ainda reduziu aos 31 minutos, por intermédio de Rondón, mas quando começava a acreditar no impossível, a Colômbia sentenciou a partida com mais um contra-ataque, finalizado por Jhon Córdoba.