Mais

Mundial-2026: São Tomé e Príncipe soma primeira vitória na qualificação (1-0)

São Tomé e Príncipe derrotou o Malawi
São Tomé e Príncipe derrotou o MalawiČTK / imago sportfotodienst / Chokri Mahjoub

São Tomé e Príncipe somou esta segunda-feira a primeira vitória no Grupo H da qualificação africana de futebol, ao vencer na receção ao Malawi, por 1-0, na 10.ª e última jornada.

Recorde as incidências do encontro

Em Sousse, na Tunísia, casa emprestada dos santomenses, Ronaldo Lumungo, avançado do Paços de Ferreira, marcou o único golo da partida, aos 88 minutos, na marcação de uma grande penalidade.

Os onzes das duas equipas
Os onzes das duas equipasFlashscore

Após nove derrotas nas primeiras nove jornadas, São Tomé e Príncipe conseguiu pontuar pela primeira vez na qualificação, regressando aos triunfos em jogos oficiais mais de três anos e meio depois, algo que não conseguia desde 24 de março de 2022, quando venceu as Maurícias, no apuramento para a Taça das Nações Africanas de 2023.

Quarta equipa africana pior classificada no ranking da FIFA, a seleção treinada pelo português Ricardo Monsanto, que foi expulso aos 88 minutos, festejou muito este triunfo, apesar de terminar o Grupo H na sexta e última posição, com três pontos.

A Tunísia venceu a poule de forma invicta, com apenas um empate, e assegurou o apuramento direto para o Mundial-2026, com 28 pontos, mais 13 do que Namíbia, que não conseguiu ser um dos melhores segundos classificados e seguir para o play-off, e do que a Libéria.

Com menos um jogo disputado, a Guiné Equatorial está no quarto posto, com 11 pontos, e Malawi é quinto, com 10.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore