Mundial-2026: Scaloni não quer pensar num eventual Argentina-Espanha na primeira ronda a eliminar

Lionel Scaloni com o troféu
Lionel Scaloni com o troféuJIM WATSON / AFP

É uma possibilidade que está em aberto. Espanha e Argentina, caso terminem os seus grupos na primeira posição, só se encontrariam na final. No entanto, se uma ficar em primeiro e a outra em segundo, ou vice-versa, a campeã da Europa e a da América e do mundo cruzar-se-iam nos 16avos de final.

O selecionador argentino, Lionel Scaloni, preferiu não comentar esse cenário. “Primeiro é preciso passar, depois logo se vê”, afirmou.

A Argentina vai defrontar na fase de grupos a Áustria, Argélia e Jordânia, enquanto a Espanha terá como adversários o Uruguai, a Arábia Saudita e Cabo Verde.

Lionel Scaloni
Fabio Russomando / Flashscore

Os emparelhamentos dos16 avos também podem proporcionar um dérbi do Rio da Prata entre Argentina e Uruguai, caso a albiceleste termine em primeiro e os uruguaios em segundo.

"Como dissemos em 2022 (quando a Argentina foi campeã), dizemos agora: não há adversários fáceis, é preciso disputar os jogos. Os encontros têm de ser jogados, à partida é um grupo em que temos de dar o máximo para conseguir passar à próxima ronda", acrescentou.

O técnico argentino analisou os seus adversários. "A Áustria fez um excelente qualifying e será um adversário complicado", comentou sobre os europeus.

"A Argélia é uma boa seleção, com grandes jogadores, uma cantera muito forte que também alimenta a França e outros países". E recordou que o seu selecionador, Vladimir Petkovic, o treinou na Lazio. "Um grande treinador".

Por fim, sobre a Jordânia, pediu que não haja qualquer tipo de excesso de confiança. "Não damos nada como garantido, se chegaram até aqui, é por algum motivo".