Mundial-2026: Selecionador do Iraque quer "atitude positiva" antes do play-off intercontinental

Graham Arnold no banco do Iraque
Graham Arnold no banco do IraqueReuters / Thaier Al-Sudani

O treinador do Iraque, Graham Arnold, afirmou que a sua equipa deve manter-se positiva antes dos play-offs do Mundial, depois de os antigos campeões asiáticos terem ficado a saber que vão defrontar Bolívia ou Suriname por uma vaga na fase final do próximo ano.

Iraque garantiu presença nos playoffs intercontinentais ao vencer por 2-1 em Basra na terça-feira, fechando o apuramento com um resultado agregado de 3-2 frente aos Emirados Árabes Unidos na 5.ª jornada da qualificação asiática para o Mundial alargado a 48 equipas.

Bolívia, que terminou em 7.ª posição na qualificçaão sul-americano, vai defrontar Suriname, sendo que o vencedor irá enfrentar a equipa de Arnold no México, com datas e locais dos jogos ainda por anunciar.

"Temos de manter uma atitude positiva e garantir que estamos bem preparados para este jogo," afirmou Arnold, que assumiu o cargo de selecionador em junho, sucedendo a Jesus Casas:"Vai ser no México, um local onde nunca jogámos, por isso a preparação fora do campo será fundamental."

O Iraque participou apenas uma vez no Mundial, precisamente no México, em 1986.

Arnold está habituado a conduzir equipas em play-offs de grande pressão, tendo levado a sua Austrália natal à fase final de 2022 com vitórias sobre os Emirados Árabes Unidos e o Peru.